CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/09/2017

    Cardozo se arrependeu de aprovar lei, sugere Joesley

    Em áudio, delator comenta aprovação da lei das organizações criminosas, aprovada durante o governo Dilma Rousseff

    © DR
    Um dos áudios recuperados pela Polícia Federal contém relatos de Joesley Batista sobre José Eduardo Cardozo. Na gravação, o empresário sugere que o ex-ministro da Justiça se arrependeu da lei das organizações criminosas, aprovada durante o governo Dilma Rousseff (PT) e hoje usada na Operação Lava Jato em ações contra políticos.

    O empresário diz no áudio que, em um jantar com o ex-ministro dias antes, relembrou encontro anterior dos dois, aparentemente ocorrido em 2013, ano em que a lei foi implementada.

    Nessa primeira ocasião, nas palavras de Joesley, Cardozo comemorava a aprovação do que seria "uma lei fantástica" para ajudar a combater grupos como o PCC (Primeiro Comando da Capital).

    "Coincidentemente eu janto com o Zé agora, um mês atrás, dois meses atrás. No iniciozinho, falei: 'Ô Zé, antes de começar a conversa: lembra aquela vez que a gente jantou? [...] Você lembra que tava feliz, comemorando da lei de combate ao crime organizado?", afirma Joesley.

    Segundo o sócio da JBS, Cardozo respondeu: "Puuuta cagada, Joesley. Nos enganaram. [...] Aprovamos essa lei, pensando no crime organizado, no narcotráfico. Eu e a Dilma, rapaz, nos enganaram".

    A fala seria referência à aplicação posterior da lei, visto pelo ex-ministro como "a fonte de todos os problemas", de acordo com o empresário.

    Cardozo disse à reportagem que não comentaria a conversa deste ano, por sigilo profissional, já que o contexto era de relação entre advogado e cliente. Mas afirma que "nunca" disse a ninguém que ele e Dilma foram enganados.

    "Pode-se discutir hoje se está sendo bem aplicada ou não, mas isso é uma outra questão. É um debate que está sendo feito na comunidade jurídica, sobre aspectos como a delação premiada", diz.

    Sobre o primeiro encontro relatado por Joesley, o ex-ministro afirma que não sabe a que situação ele se referiu e que não se lembra de ter feito comentários com ele sobre a aprovação da lei. 


    Fonte: NAOM - Com informações da Folhapress.


    Imprimir