CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/09/2017

    A convite do deputado Dr. Paulo Siufi, conselheira fala sobre o Dia do Farmacêutico na ALMS

    © Divulgação
    A conselheira Márcia Saldanha, representante do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, esteve na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 28, a convite do deputado estadual Dr. Paulo Siufi. A profissional falou sobre o Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro, e lembrou um pouco da história da profissão.

    Saldanha contou que a data foi instituída em 2010, durante um encontro da Federação Internacional Farmacêutica em Istambul, Turquia, e teve objetivo de unificar a classe mundialmente. As ações em comemoração consistem em atividades que promovam e defendam o papel do farmacêutico na melhoria da saúde das pessoas.

    “Os farmacêuticos são profissionais em quem a população confia, porque milhares de pessoas nos pedem orientações. A nossa profissão regulamenta mais de 100 atividades, podendo atuar em farmácias, análises clínicas, área industrial e química, dentro de uma tradição milenar”, apontou a conselheira na tribuna.

    Ao final, a oradora agradeceu pela oportunidade de estar divulgando a profissão e homenageando os farmacêuticos. “Tenho recebido apoio desta Casa de Leis e só tenho que agradecer a todos os deputados, principalmente o nosso médico farmacêutico, o deputado Dr. Paulo Siufi, que tanto tem auxiliado a classe farmacêutica com os projetos de sua autoria”.

    Em nome dos deputados, Dr. Paulo Siufi agradeceu a presença da conselheira Márcia Saldanha na sessão. “Quero dizer a todos os farmacêuticos de Mato Grosso do Sul que o que nós fazemos aqui é defender a categoria de vocês. E vamos continuar lutando. Todos nós, deputados, temos interesse de valorizar e dignificar a história dos farmacêuticos do nosso Estado”, disse.

    “Essa é uma profissão milenar, que sempre fez parte da pluralidade da saúde e do combate às doenças. E nós temos uma luta que ainda não acabou, que é a do piso salarial. Temos um compromisso com os farmacêuticos e não vamos abdicar dele, porque vocês precisam ser valorizados pelo excepcional trabalho que exercem em Mato Grosso do Sul”, finalizou o deputado Dr. Paulo Siufi.

    Luta em favor dos farmacêuticos

    Os projetos e leis de autoria do deputado Dr. Paulo Siufi que beneficiam os farmacêuticos são o Projeto de Lei 89/2017, que obriga as farmácias e drogarias de todo o Estado, incluindo as públicas, a manterem recipientes para coleta desses insumos. A proposta tem a finalidade de proteção ambiental e garantia da saúde da população.

    A Lei 5.034/17, que garante a substituição do farmacêutico concursado por outro profissional quando sai de férias ou é licenciado, trazendo benefícios à população, pois evita que as farmácias de postos e hospitais parem por falta de profissional. E a principal bandeira defendida pelo deputado, que é a instituição do piso salarial da classe, que é um compromisso do Dr. Paulo desde que assumiu o mandato parlamentar.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir