CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/08/2017

    Em busca de parceria, Waldeli e demais prefeitos da Região Norte participam de reunião com presidentes da Aurora Alimentos e da Cooasgo

    © Divulgação
    O prefeito de Costa Rica - MS Waldeli dos Santos Rosa e outros três Chefes de Executivo Municipal da Região Norte, participaram na tarde da última segunda-feira, 21 de agosto de 2017, de uma reunião com os presidentes da Aurora Alimentos Mário Lanznaster e Sérgio Marcon da Cooasgo - Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste – MS.

    Ao abrir a reunião, o prefeito de Figueirão - MS Rogério Rosalin apresentou a necessidade dos pecuaristas se reunirem em cooperativa, utilizando-se de um mesmo protocolo de produção, em parceria com os municípios, que podem contribuir no fomento e organização de produtores, e também buscar recursos, na esfera Estadual e Federal, entre outros estímulos para instalação de uma indústria. 

    "Temos o principal, uma matéria prima de qualidade e em volume, capaz de atender mercados internos e externos. E com certeza, contar com uma marca pronta, já com portas abertas para a comercialização, pode nos impulsionar e dar mais agilidade e credibilidade ao processo", afirma Rosalin, referindo-se às vantagens de se juntar a uma cooperativa já existente.
    © Divulgação
    O prefeito Waldeli enfatizou que “a reunião teve como principal objetivo buscar parceria para abate de bovinos da Região Norte na Cooasgo”. O chefe do executivo de Costa Rica confirmou a intenção do município de apoiar a iniciativa e criar uma padronização nos animais e nos cortes oferecidos pela futura cooperativa. "A ideia aqui é reunir produtores competentes, capazes de produzir com qualidade e padronização, atendendo mercados distintos e um público exigente", relatou.

    Por sua vez, Mário Lanznaster esclareceu que a negociação pode ser amadurecida por meio da Cooasgo e confirmou o interesse da empresa de investir na bovinocultura de corte. Porém, segundo presidente da Cooasgo, Sérgio Marcon, detalhou que a primeira fase será de elaboração de um projeto, que possibilite a execução de um projeto piloto que identifique o ponto de equilíbrio para a viabilidade do negócio. Para isso será necessária à identificação de uma planta frigorífica completa, com câmaras frigoríficas, sala de desossa e todos demais setores, que possa ser arrendada para os primeiros abates. A partir deste resultado, a cooperativa poderá fidelizar ou não com os pecuaristas.
    © Divulgação
    Ao finalizar a reunião, o grupo nomeou o diretor secretário do Sindicato Rural de Camapuã, Antônio Silvério, para representar a comissão de pecuaristas e prefeitos, para iniciar os estudos junto a Cooasgo.

    Além dos gestores públicos de Costa Rica e Figueirão, também participaram da reunião que foi realizada na sede da Cooasgo em São Gabriel do Oeste, os prefeitos Jeferson Tomazoni de São Gabriel do Oeste – MS e Delano Huber de Camapuã – MS, e ainda os presidentes de Sindicatos Rurais da Região Norte de Mato Grosso do Sul: Hilies de Oliveira de Costa Rica; Gilmar Siqueira de Miranda de Figueirão; Saturnino Silvério Pereira de Camapuã e Júlio Bortolini de São Gabriel do Oeste, bem como produtores rurais da Região Norte e demais autoridades.

    Fonte: ASSECOM/PMCR com informações ASSECOM- Prefeitura Municipal de Figueirão


    Imprimir