Deputado Renato Câmara quer que tradicional feira da agricultura familiar realizada Juti entre para o Calendário Oficial de Eventos do Estado © Toninho Souza |
O Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, instituído pela Lei 3.945/2010, pode receber mais uma festividade, a Feira de Sementes Nativas e Crioulas e Produtos Agroecológicos, caso o projeto de lei apresentado ontem (11) seja aprovado. A proposta é de autoria do deputado Renato Câmara (PMDB), que justifica que a Feira, realizada anualmente no terceiro fim de semana do mês de julho no município de Juti, é de tradicional importância para a Agricultura Familiar do Estado.
Nesta edição, a feira completa 13 anos. Conforme o deputado, ao longo dos anos, o evento tem se notabilizado por estimular entre os agricultores familiares, comunidades tradicionais e instituições de ensino a troca de experiências, propiciando o intercâmbio e discussões que visem a adoção de práticas de uso sustentável dos recursos naturais, além de troca de sementes nativas e crioulas.
No ano passado, a feira contou com a presença quase mil pessoas, incluindo a participação de agricultores de outros países. “O evento completará 13 anos e tem o objetivo de promover e conservar a agrobiodiversidade junto às comunidades rurais e indígenas do município, buscando incrementar a produção de alimentos e resgatar as sementes, promovendo trocas, espaços para oficinas, minicursos e outras atividades”, explicou Renato Câmara, que é um dos defensores da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.
Agora a proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis, para depois ser votada em primeira discussão pelos deputados.
Fonte: ASSECOM
Por: Henrique de Matos