CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    15/07/2017

    Dormir 8h? Evitar certos alimentos? Conheça mitos sobre sono

    Algumas dicas podem prejudicar o sono ao invés de ajudar

    © iStock
    Não é verdade que para ter uma boa noite de sono é preciso dormir por oito horas ou que comer queijo antes de dormir causa pesadelos. Esses e outros 40 mitos sobre o sono foram elencados pelo presidente honorário da Sociedade Britânica do Sono, Graham Law, em seu livro "Sono melhor: A ciência e os mitos".

    Segundo o pesquisador, seguir alguns mitos para ter uma boa noite de sono pode mais atrapalhar do que ajudar. "Há um monte de mitologia sobre como ter uma boa noite de sono. Muitas possuem as melhores das intenções, no entanto, alguns dos mitos mais persistentes não são apenas errados, eles podem ser perigosos para a saúde e bem-estar", revelou.

    Algumas lendas descritas no livro por Graham são populares, como por exemplo, que uma boa noite de sono deve ser ininterrupta ou que "o sono de uma hora antes da meia-noite é equivalente a dois sonos após". Ambas são erradas, segundo o pesquisador. Também as convicções de que dormir menos faz emagrecer ou que pessoas idosas precisam dormir mais estão erradas. Outros são mais "fantasiosos", como aqueles que acreditam que a cabeça pode explodir durante o sono ou que para ver se há um bom cochilo é preciso fazer o teste da colher, diz ainda.

    Graham ainda conta que já ouviu muitas histórias e deixou diversas de fora do livro. "Eu já ouvi centenas de histórias e exemplos de estudantes e participantes na pesquisa. Há 40 mitos no livro, mas deixei de fora muitas outras", comentou. O especialista ainda duvida de diferentes métodos utilizados para dormir. Não é verdade, por exemplo, que a televisão induz o sono ou que ingerir um pouco de álcool antes de ir para a cama ajuda a adormecer.

    O autor explica que "cada pessoa tem seu próprio 'débito de sono' e um ritmo circadiano [período em que se baseia o ciclo biológico] trabalhando em conjunto, mas você também pode ficar fora de sincronia e, muitas vezes, é este desequilíbrio que causa problemas de sono". "Não podemos fazer muito para este ritmo circadiano porque ele é muito influenciado pelo comportamento", concluiu.

    Um dos falsos mitos espalhados que preocupam até mesmo casais é a crença de que você não pode ir para a cama depois de uma discussão. Se for, não terá efeito sobre a saúde do sono, embora talvez possa afetar o casal. (ANSA).

    Fonte: NAOM
    Imprimir