CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/07/2017

    CIN da Fiems divulga Indústria Sem Fronteiras durante a Expo Paraguay

     Divulgação

    Em continuidade à agenda em Assunção, capital do Paraguai, a equipe do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems aproveitou, a quarta-feira (19/07), para divulgar o Indústria Sem Fronteiras junto aos empresários paraguaios e brasileiros que estão participando da 34ª Expo Paraguay. Lançado em março deste ano pela Fiems com o objetivo de fomentar e atrair empreendimentos e investimentos para as cidades fronteiriças do Estado por meio da divulgação e orientações aos empresários de todo o Brasil sobre as vantagens competitivas obtidas ao instalar uma empresa na região, o Projeto já despertou o interesse de 27 empresas de seis Estados.

    Ao longo da quarta-feira, a gerente do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta, participou de rodada de negócios entre empresários dos dois países e reuniu-se com o diretor de promoção de investimentos da Rede de Investimentos e Exportações do Paraguai (Rediex), Carlos Paredes Astigarraga. “Também aproveitei a realização da Feira para conversar com a DGE (Dirección General de Empleo), órgão do Governo do Paraguai que auxilia as empresas com recrutamento de mão de obra no país vizinho”, informou.
    © Divulgação
    Segundo Fernanda Barbeta, foi um dia muito produtivo para a divulgação do projeto Indústria Sem Fronteiras, bem como para o levantamento de informações que podem auxiliar os empresários brasileiros com interesse de instalar algum empreendimento na região da faixa de fronteira seca entre o Brasil e o Paraguai. “Acredito que vamos ter condições de produzir um bom material para entregar aos empresários que forem buscar informações junto ao CIN da Fiems”, declarou.

    Visitas

    Na terça-feira (18/07), a equipe do CIN da Fiems visitou vários órgãos governamentais e entidades empresariais paraguaias localizadas na cidade de Assunção para coletar mais informações relevantes para facilitar a implantação de empresas brasileiras na fronteira no âmbito do projeto Indústria Sem Fronteiras. Fernanda Barbeta esteve na sede do Sistema Unificado de Apertura y Cierre de Empresas (Suace), no Consejo Nacional de Industrias Maquiladoras de Exportación (Cnime), na Vue (Ventanilla Única de Exportación) e na UIP (Union Industrial Paraguaya).

    No Suace, Fernanda Barbeta tratou com a diretora-geral do órgão, Margarita Peña Concha, sobre alternativas para facilitar a implantação de empresas brasileiras na fronteira do Paraguai com o Brasil no âmbito do projeto Indústria Sem Fronteiras e os requisitos exigidos para empresas do segmento de alimentos e bebidas. “Nos comprometemos em traduzir um material detalhado do Suace, pois, da mesma maneira que a Fiems elaborou um guia do Indústria Sem Fronteiras, o órgão elaborou um material que contém o passo a passo, os requisitos e a documentação que as empresas precisam providenciar para se instalar no país. A diretora-geral ofereceu o material para que nós façamos a tradução e possamos disponibiliza-lo aos nossos clientes”, explicou.

    De acordo com Margarita Peña, um número considerável de empresas brasileiras procura o órgão em busca de informações. “Por isso, solicitei à gerente do CIN da Fiems que nos envie uma cópia do material traduzido para que também tenhamos a versão em português diante da solicitação de empresas brasileiras. É uma parceria de mão dupla”, comentou.
    © Divulgação
    No Cnime, Fernanda Barbeta encontrou-se com a diretora-técnica de verificação e controle Laura Felicia Villalba Aguilar para tratar sobre a Lei de Maquila – regime paraguaio que permite a uma empresa se instalar no país para se industrializar seus produtos e depois exportá-los, pagando imposto único de 1% sobre o valor agregado. “Ela nos explicou que a obtenção do regime da Lei de Maquila demora quatro meses, em média, porque precisa passar primeiro pela aprovação do Cnime, que se reúne uma vez por mês, e depois tem de ser assinada uma resolução biministerial”, detalhou.

    Já no Vue, que é o órgão paraguaio responsável por licença de exportação, a gerente do CIN da Fiems falou com o diretor-geral Celso Alejandro Bareiro Recalde, que explicou como a empresa é atendida, quanto tempo demora e outros detalhes relevantes. “Também aproveitamos para conhecer um cartório do Paraguai para simular uma abertura de empresa no país vizinho, uma prática muito requisitada pelos nossos clientes no Estado”, informou.

    A última agenda de Fernanda Barbeta na capital do Paraguai foi uma reunião na UIP (Union Industrial Paraguaya) para estreitar as relações. “No local, conversei com o gerente Rolando Cardozo Torres, que me explicou como é feita a emissão do certificado de origem no Paraguai. Além disso, conversamos sobre a possibilidade da realização de ação em conjunto para levar empresários paraguaios para Mato Grosso do Sul”, disse.


    Fonte: ASSECOM
    Imprimir