Por iniciativa de Eduardo Rocha, evento homenageou ex-governador
© Divulgação |
Lembranças, momentos, qualidades e emoção. Esse foi o ambiente da sessão solene em comemoração pelos 100 anos do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Wilson Barbosa Martins, o Dr. Wilson, como a maioria o chama. O evento foi uma proposição do deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB).
Na ocasião, pela iniciativa, Rocha foi o primeiro a ocupar a tribuna e se pronunciar em plenário. Ele disse estar muito emocionado, com total satisfação e alegria em poder realizar o evento.
"Wilson foi um homem que deixou história no nosso Estado. Me perguntaram qual era o maior feito do Dr. Wilson para Mato Grosso do Sul e eu digo com toda certeza que são tantos feitos para nosso Estado e se a gente for citar como governador, eu cito a ligação de asfalto da nossa Três Lagoas com a capital Campo Grande, com recursos do governo do Estado", disse o parlamentar.
O deputado Eduardo Rocha enfatizou ainda que a volta da democracia foi uma conquista do Dr. Wilson Barbosa Martins. "Ele foi um dos fundadores do nosso PMDB, que ele presidiu na época. Acho que esse foi um dos maiores legados, mas acima disso, o que me marcou entre seus ensinamentos era em sentir em seus olhos e na sua alma o amor que ele tinha por Mato Grosso do Sul. Então hoje é um dia de festa e de alegria", concluiu Rocha.
Em meio ao evento, quem também fez uso da palavra foi à senadora Simone Tebet (PMDB), esposa de Rocha. Segundo ela, se ainda existisse homens como Dr. Wilson, no comando do país, o Brasil não estaria nesta situação.
"Homens como ele fazem falta. Quem sabe o Brasil não estivesse com tantos desgovernos. Esse mesmo Brasil carente de líderes não tivesse trilhando outros caminhos com o Dr. Wilson. Infelizmente no senado ele também faz falta. Hoje vejo lá, um descaminho, desgoverno, um país a deriva. alguns poucos são respeitados, como Pedro Chaves e Waldemir Moka, mas não são ouvidos e os que são ouvidos infelizmente não são os que são respeitados", destacou Simone.
A filha do ex-governador Wilson Barbosa, Thais Martins agradeceu a homenagem e demonstrou muita emoção. Após ser apresentado um vídeo produzido pela TVE, com trechos do documentário gravado na década de 80, com o então governador, uma cópia foi entregue para Thais, juntamente com uma escultura do "Guerreiro Guaicuru". Estes entregues por Rocha e o presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (PMDB).
Além disso, a filha foi agraciada com flores, entregues pelas mãos da senadora Simone Tebet. A neta de Wilson, Fabiana Martins Jallad também fez uso da palavra e relatou um pouco da história do avô.
A homenagem contou com a parceria da Assembleia Legislativa, do Instituto Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS) e da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
Participaram também da solenidade os deputados estaduais: Marcio Fernandes (PMDB), Renato Câmara (PMDB) e Onevan de Matos (PSDB), os deputados federais Carlos Marun (PMDB) e Geraldo Resende (PSDB), o ex-governador do Estado André Puccinelli (PMDB), o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) e o secretário de Estado de Fazenda, Marcio Monteiro, representando o governador Reinaldo Azambuja, entre diversas outras autoridades que lotaram o plenário.
Fonte: ASSECOM