CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/06/2017

    Programa de Gestão de Resíduos Sólidos do TCE-MS será apresentado em Fórum Internacional




    O trabalho foi selecionado por meio de uma chamada pública para participação no 8° Fórum Internacional de Resíduos Sólidos realizado em Curitiba (PR) de 12 a 14 de junho. O Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos do TCE-MS é uma iniciativa inédita entre os Tribunais de Contas do País. O responsável pela apresentação do trabalho será o engenheiro ambiental do Tribunal, Fernando Silva Bernardes.

    O Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS) é o evento técnico e científico mais importante do Brasil sobre o tema , apresentando uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída.

    A oitava edição do FIRS dará continuidade às discussões sobre o tema iniciadas nas edições anteriores, para difundir e aprofundar conhecimentos sobre resíduos sólidos e para atender a uma demanda das políticas públicas, dos geradores de resíduos, da indústria, da cadeia de gerenciamento de resíduos e dos centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias ambientais. 

    O convite para a apresentação da metodologia de trabalho aplicada no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul é reflexo do sucesso da gestão de resíduos sólidos que vem avançando muito no Estado. O engenheiro ambiental do TCE-MS, Fernando da Silva Bernardes, explica que “o trabalho a ser apresentado advém da ação articulada da atual gestão do Tribunal de Contas, presidida pelo conselheiro Waldir Neves. O banner que será exposto demonstra em estudo de caso, os resultados da falta de planejamento em investimentos na área de resíduos sólidos e traz uma proposta inovadora para criação de aterros sanitários consorciados e novos modelos de gestão que proporcionarão viabilidade técnica, econômica e ambiental para o sistema de disposição final de resíduos sólidos.”

    O Programa de Aprimoramento da Gestão de Resíduos Sólidos dos Jurisdicionados do TCE-MS, foi idealizado e desenvolvido com o propósito de verificar a atual situação da gestão operacional dos serviços relacionados aos resíduos sólidos e quantificar valores cobrados para tais serviços, criando uma base de referência de custos. O resultado foi reunido em um livro com a “radiografia” da situação. 

    O levantamento feito pelo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul revelou que em Mato Grosso do Sul, os resíduos sólidos totalizam 1,7 toneladas a cada dia e, tão grande quanto esse volume, é a maneira preocupante como as cidades descartam o lixo: 80% lançam tudo a céu aberto provocando risco à saúde pública e impacto ao meio ambiente.

    O Fórum Internacional de Resíduos Sólidos é realizado desde 2007 e passou a ter periodicidade anual em 2013, onde nos anos pares é realizado em seu estado de origem, Rio Grande do Sul, e nos anos ímpares é itinerante. Organizado pelo Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, o Fórum vem atraindo cada vez mais instituições, formando uma rede de conhecimentos na área.

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir