CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/06/2017

    PONTA PORÃ| Vereadores apresentam 700 indicações pedindo melhorias para bairros e distritos do município

    Lideranças comunitárias, religiosas, profissionais liberais, estudantes empresários e educadores acompanharam, no Plenário Isaac Borges Capilé, sessão ordinária realizada na tarde desta terça-feira, 27 de junho na Câmara de Vereadores de Ponta Porã © Divulgação
    A 20ª sessão ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Ponta Porã na tarde desta terça-feira, 27 de junho, foi marcada por um número que demonstra o empenho e comprometimento dos parlamentares com o trabalho em benefício da comunidade. Em um semestre de trabalho, os vereadores de Ponta Porã apresentaram 700 indicações, documentos encaminhados para autoridades executivas tanto do Município quanto do Estado e do Governo Federal, solicitando a realização de serviços, obras, implantação de medidas para atender os moradores em diversas áreas.

    A segurança pública e a infraestrutura ganharam destaque no trabalho do Legislativo neste primeiro semestre de 2017. Indicações solicitando mais policiamento, aparelhamento das forças públicas que combater e previnem a criminalidade, foram apresentadas na maioria das sessões ordinárias realizadas nas terças-feiras à tarde.

    Pedidos de melhorias da infraestrutura urbana e rural compõem a maior parte dos trabalhos encaminhados pelos vereadores durante as sessões. Solicitações de serviços como recuperação e conservação das ruas, avenidas e estradas rurais, reparos na iluminação pública, limpeza e manutenção nos bairros, área central, distritos, também se destacam, pois os parlamentares ao apresentarem as indicações, na prática, encaminham ao Poder Executivo Municipal as queixas, pedidos e reclamações que ouvem diariamente dos moradores.

    © Divulgação
    “Estamos caminhando para o encerramento do primeiro semestre e, com muita satisfação, os 17 vereadores têm trabalhado, procurando encaminhar os pedidos e conquistar as soluções para os problemas que angustiam nossa população. O vereador vê a dor dos moradores. Busca a solução, muitas vezes encaminhando os pedidos para quem pode resolver os problemas. Na maioria das vezes apresentando sugestões para que a ação do poder público seja eficaz”, argumentou o presidente da Casa de Leis, Otaviano Cardoso.

    Até o final dos trabalhos neste primeiro semestre, os parlamentares estarão ultrapassando a marca das 700 indicações apresentadas. “Também temos um volume grande de projetos de lei tramitando nas comissões temáticas e que, em breve, serão colocados em apreciação no Plenário. São propostas que visam assegurar melhorias para a população, assegurando em lei, aplicação de medidas que

    Apenas na sessão desta terça-feira, 27 de junho, foram apresentados para leitura seis projetos de lei, relacionados aos setores de saúde, educação, assistência social e patrimônio público. “Estas matérias passam a ser analisadas pelas comissões temáticas formadas pelos colegas vereadores que jã estão analisando um grande volume de projetos em tramitação nesta Casa”, acrescentou.


    © Divulgação
    Durante a sessão desta terça-feira também foram apresentados projetos de decretos legislativos outorgando honrarias, como títulos de cidadania, medalhas do mérito legislativo e comenda fronteira de economia para personagens que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural do Município de Ponta Porã. As honrarias deverão ser entregue sem sessão solene durante a programação das comemorações do aniversário de Ponta Porã.

    Homenagens

    Ainda na mesma sessão, os vereadores entregaram certificados de votos de congratulações pela passagem do Dia do Pastor. Foram homenageados por proposição do vereador Jelson Bernabé com aprovação unanime dos demais parlamentares, o Davi Severino de Moraes, presidente do Conselho de Pastores de Ponta Porã, o pastor Marcelo Meirelles de Aguiar, vice-presidente da entidade, os pastores Gildeon Souza, Claudinei Rosa, Dijon Dickson, Elso Mendes Mareco, a o Bispo Max Chamorro.

    A homenagem dos vereadores é por conta da passagem do Dia do Pastor, celebrado no segundo domingo do mês de junho, “valorizando homens e mulheres que fazem da propagação e da pregação da Palavra de Deus o cotidiano de suas vidas, fazendo chegar aos mais longínquos e inóspitos locais, a Boa Nova, com conforto e bênçãos, desde o mais abastado até o mais simples cidadão deste país”. “Parabéns a todos que usam a Bíblia par ao alívio das almas”, encerra a mensagem de Votos de Congratulações prestada pelos vereadores aos pastores presentes na sessão.

    Também foi homenageado o Tenente Coronel Claudiney da Silva Quintana, comandante do 4° Grupamento de Bombeiros de Ponta Porã. Ele recebeu “Votos de Aplausos”, proposto através de requerimento verbal de autoria do vereador Edevaldo Mattoso Barbosa, “pela importante atuação e desempenho do contingente do 4° Grupamento de bombeiros Militar, que sempre, com extrema presteza e dedicação atende aos chamados, e pela implantação do Sistema de Prevenção, com viaturas em pontos estratégicos par agilizar com maior rapidez os atendimentos a todos os tipos de vitimas, fazendo jus ao lema ‘Vidas Humanas, Riquezas a Salvar’”. 

    Os parlamentares ainda entregaram certificados de Votos de Congratulações aos dirigentes da Associação dos Reservistas do 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado de Ponta Porã pelo aniversário de um ano de bons serviços prestados àqueles que se destacaram com Soldados da Pátria, atuando no Regimento que é a Sentinela Avançada da Fronteira.

    Receberam a homenagem aprovada por todos os vereadores e proposta pelo parlamentar Jelson Bernabé, os senhores Emiliano Gonçalves Lesmo, presidente da Associação, Norberto Dutra da Silva, vice-presidente, Fábio Kadar dos Santos, tesoureiro e Helvio Sandro Quintana Grandi.

    A partir da próxima semana, antes do recesso parlamentar, os vereadores se reúnem para votar exclusivamente a Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, que estará em discussão inclusive na noite desta quarta-feira, 28 de junho, a partir das 19 horas na Câmara Municipal, durante audiência pública na qual toda a comunidade está convidada, inclusive com direito de participação aberta opinando sobre os rumos da legislação orçamentária que estará em vigência a partir do ano que vem. 

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir