CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/06/2017

    Confira 5 passos para fazer arroz de forma mais saudável

    Está liberado, por exemplo, combinar o alimento com o seu fiel companheiro, o feijão

    © iStock
    Nem mesmo a ascensão das dietas "low carb" e a polêmica da contaminação por arsênio, metal pesado presente no solo, conseguiram abalar a popularidade do arroz no Brasil. 

    Para se ter uma ideia de sua relevância no cardápio dos brasileiros, de acordo com o site Saúde É Vital!, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estima que cada cidadão coma, em média, 46 quilos de arroz por ano. Pensando nisso, é preciso ter cuidado para que tal consumo não pese na balança e na saúde.

    Como escolher?

    Nas gôndolas do mercado, avalie bem a embalagem. Se o produto apresentar sinais de rompimento, pode ser que esteja contaminado por algum animal. Fique atento ainda ao armazenamento e a indícios de umidade.

    Precisa lavar?

    Hoje em dia, não, graças à tecnologia. É o que explica Gilberto Amato, assessor técnico do Instituto Riograndense do Arroz, na capital gaúcha: “Contamos com um recurso de seleção eletrônica que separa os melhores grãos, dispensando esse cuidado em casa”.

    Com o que temperar?

    Cebola, alho e ervas frescas conferem sabor sem elevar a pressão arterial.

    No que refogar?

    Prefira óleos vegetais, como os de soja, girassol, milho e canola. No fogo, eles demoram mais tempo para gerar compostos irritantes ao organismo, caso do glicerol, em comparação com o azeite de oliva e a manteiga. Lembre-se de não exagerar no conteúdo oleoso.

    Com o que combinar?

    Dá pra enriquecer o arroz com vegetais (cenoura ralada, ervilha, pimentão…) ou aliá-lo ao seu fiel companheiro, o feijão. Os aminoácidos da dupla se complementam e formam uma proteína de alto valor nutricional. Fora que as fibras da leguminosa baixam o pico glicêmico e ampliam a saciedade.

    Fonte: NAOM
    Link original: https://www.noticiasaominuto.com.br/lifestyle/399636/confira-5-passos-para-fazer-arroz-de-forma-mais-saudavel
    Imprimir