Os novos jovens selecionados para atuar no Instituto Mirim de Bataguassu participaram na segunda-feira, dia 19 de julho, às 17h30, da aula inaugural promovida pela diretoria da instituição. A atividade foi realizada no container do Senai instalado na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).
Segundo o coordenador da instituição, José Carlos Guedes, cerca de 40 jovens foram selecionados após a realização de processo seletivo desenvolvido no início deste mês de junho e substituirão os menores que encerrarão suas atividades até o final deste ano.
![]() |
© Micael Nunes |
Guedes informou que durante a aula inaugural foram ministradas palestras sobre como administrar as finanças e poupar dinheiro desde o primeiro emprego a cargo da equipe do banco Sicredi e também uma palestra sobre noções de comportamento em entrevistas e legalidade da lei do menor aprendiz proferida pela advogada Amanda Costa.
O coordenador lembrou que provavelmente no mês de julho, alguns aprendizes já serão encaminhados para empresas que estão à espera para o preenchimentos de vagas existentes e observou que o Instituto Mirim tem se consolidado como uma instituição que auxilia os jovens na inserção ao mercado de trabalho. “Só temos a agradecer as parcerias com as empresas locais que entenderam o trabalho desenvolvido, incentivando, desta forma, o fornecimento de mão de obra qualificada e capacitada aos empreendimentos do município, proposta esta do Instituto Mirim”, destacou ele.
Pioneiro, o Instituto Mirim oferece aos atendidos capacitação teórica com profissionais de diversas áreas seguindo um cronograma junto ao Ministério do Trabalho, além da inserção ao mercado de trabalho. Desde o início de sua atividade, em 2014, o Instituto Mirim já contratou e capacitou mais de 280 jovens do município.
![]() |
© Micael Nunes |
Fonte: ASSECOM