CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/05/2017

    Desafio Saúde Cassems: Mais um programa para inspirar mudanças de hábitos em seus beneficiários

    O programa tem o objetivo de combater a incidência do sobrepeso e doenças crônicas por meio da prática esportiva.


    A Cassems convida seus beneficiários, entre 30 e 50 anos, que queiram adquirir um estilo de vida mais saudável para se inscreverem no programa de prevenção “Desafio Saúde Cassems”. As vagas são limitadas, 200 inscrições, sendo 150 para o parque Ayrton Senna e 50 para o parque das Nações Indígenas. O programa começa em maio e vai até o fim de ano e para participar, o beneficiário deve acessar o site desafio.cassems.com.br. As inscrições são gratuitas.

    O programa que será lançado no dia 13 de maio, às 8h30, no parque Ayrton Senna, tem como objetivo principal combater a incidência de peso e doenças crônicas, como diabetes, colesterol e pressão alta por meio da prática esportiva. Serão quatro modalidades esportivas: treino funcional, pilates solo, boxe executivo, e grupos de corrida e caminhada, estas duas últimas modalidades buscam outro objetivo do programa que é fazer com que os beneficiários inscritos no programa sejam capazes de participar da Corrida Noturna Cassems, que acontecerá no mês de outubro de 2017.

    Obesidade em números

    Neste mês, o Ministério da Saúde apresentou números que mostram que um em cada cinco brasileiros adultos está acima do peso e essa incidência favorece o aumento de casos de diabetes e hipertensão e de outras doenças crônicas que pioram a qualidade de vida do brasileiro. Os números também apontam que, nos últimos 10 anos, a obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8%, em 2006, para 18,9%, em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no mesmo período.

    Os dados são da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), com base em entrevistas realizadas de fevereiro a dezembro de 2016 com 53.210 pessoas maiores de 18 anos de todas as capitais brasileiras.

    A pesquisa da Vigitel também mostrou que o excesso de peso aumenta significativamente da faixa etária dos 18 aos 24 anos (30,3%) para a dos 25 aos 44 anos (50,3%). Considera-se obesidade, Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 30 kg/m2 e excesso de peso IMC igual ou maior que 25 kg/m2.

    Em Mato Grosso do Sul, a obesidade atinge 19,9% da população que vive na Capital e, de acordo com o levantamento da Vigitel, Campo Grande possui 58% de pessoas com excesso de peso. A pesquisa ainda mostra que o número de pessoas diagnosticadas com diabetes aumentou em dois anos em Campo Grande, são 8,8% de diabéticos e 26,2% com pressão alta na Capital sul-mato-grossense.

    Desafio Saúde Cassems

    O programa de prevenção “Desafio Saúde Cassems” é mais uma ação da Caixa dos Servidores voltada aos beneficiários, com foco na prevenção de doenças e mudanças no estilo de vida dos participantes. O programa oferece quatro modalidades: grupo de corrida e caminhada, treino funcional, pilates solo e boxe executivo.

    As aulas serão realizadas no Parque das Nações Indígenas e no Parque Ayrton Senna, nos períodos matutino e vespertino. Uma equipe com vários profissionais de Educação Física vai coordenar as atividades de acordo com as modalidades escolhidas. Além de educadores físicos, os participantes terão à sua disposição a nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas.

    Serviço

    O lançamento do programa de prevenção acontece no dia 13 de maio, às 8h30, no parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho. Para participar, os interessados devem acessar o site desafio.cassems.com.br. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.


    Fonte: ASSECOM
    Imprimir