Fenômeno climático se intensifica nesta época do ano
© Divulgação |
O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CCR MSVia alerta aos motoristas que trafegam pela BR-163/MS para que redobrem a atenção com a neblina. Nesta época do ano, o fenômeno é mais comum em razão da acentuada amplitude térmica, quando é grande a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas em um determinado período de tempo.
Segundo Paulo Linck, coordenador de Interação com o Cliente da CCR MSVia no trecho Sul, a neblina dificulta a visibilidade dos motoristas e exige mais atenção nesta época do ano, principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.
“O veículo precisa estar com luzes de direção, faróis e lanternas em bom estado de conservação, contar com o reservatório de água cheio e as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado”, alerta o coordenador. “A limpeza interna dos vidros do veículo é muito importante, também, pois os vidros sujos tendem a embaçar mais facilmente”.
Linck destaca que é preciso manter a face interna do para-brisa sempre limpo. Uma das sugestões para isso é aplicar álcool com papel do tipo toalha (ou guardanapo) seco. Manter as janelas abertas, também é uma boa atitude, especialmente se for deficiente a ventilação interna ou a ação do ar condicionado.
“Aproveite para aumentar a distância em relação ao veículo que segue à frente, reduzir a velocidade e evitar manobras de ultrapassagens”, diz Linck. “Jamais pare na pista, se tiver alguma emergência, busque estacionar fora da rodovia”.
Fonte: ASSECOM