© Divulgação |
Desde segunda-feira (29), a Carreta da Justiça está estacionada na Rua Máximo Giácomo Destéfani, em frente à Secretaria de Assistência Social da comarca de Tacuru. A unidade móvel do Judiciário sul-mato-grossense, com a estrutura de um mini-fórum, ficará no local até sexta-feira (2) para atender a população tacuruense que precisa dos serviços da justiça.
Na manhã de hoje (31), entre as tantas pessoas atendidas, estava uma família que foi obter a prestação jurisdicional na forma de reconhecimento de parternidade para quatro filhos: Fabiana, Edna, Lucas e Alexandre. Edna mora na cidade de Jaú, interior paulista, e seu reconhecimento foi feito por videoconferência. Esta foi a primeira vez que tal procedimento foi realizado na Carreta por este meio tecnológico.
A família vive junto, contudo o pai, Antonio Motta Jandrey, que é campeiro, não tinha documentos pessoais. Ele providenciou o registro de nascimento tardio e, a partir disso, obteve a carteira de identidade e CPF. Assim, estava pronto para o reconhecimento.
Aos 18 anos, Fabiana já é casada, mas não esconde a alegria em ter o nome do pai. Lucas tem 17 anos, Edna está com 20 e Alexandre tem 22. Apesar de adultos, os sorrisos não deixavam dúvida sobre o contentamento dos filhos com a nova situação civil.
“A vinda do Judiciário até Tacuru foi muito boa para nós, que não poderíamos perder essa oportunidade. Além dos custos com locomoção, teríamos os custos dos processos. Agradecemos muito essa iniciativa da justiça”, disse o pai
A exemplo de atendimentos anteriores, as ações disponibilizadas na Carreta da Justiça abrangem matérias jurídicas cíveis e criminais, com destaque para ações de reconhecimento de união estável ou conversão em casamento, pensão alimentícia, execução de alimentos, conversão de separação judicial em divórcio, divórcio, reconhecimento de paternidade, investigação de paternidade e guarda.
A Carreta da Justiça já percorreu as comarcas de Rochedo, Corguinho, Taquarussu, Guia Lopes da Laguna Carapã, Aral Moreira, Antônio João, Bodoquena e Caracol, Coronel Sapucaia e Paranhos, além dos distritos de Campo Grande de Rochedinho e de Anhandui.
A Vara Itinerante atenderá até o início de 2018 as comarcas de Alcinópolis, Douradina, Figueirão, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Santa Rita do Rio Pardo, Selvíria e Vicentina.
Os cidadãos que buscarem a unidade móvel também poderão pedir informações e esclarecimentos ou buscar outros serviços disponibilizados pelo Poder Judiciário, além dos agendamentos já realizados para os processos que tramitam na comarca sede. Assim como nas outras comarcas em que a Carreta da Justiça esteve presente, a expectativa é de atendimento de, pelo menos, 10% da população.
© Divulgação |
Fonte: ASSECOM