A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul investiu recentemente com recursos próprios R$65.636,25 na compra de 15 equipamentos importados.
![]() |
Funcionários em treinamento © Divulgação |
A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul investiu recentemente R$65.636,25 na compra de 15 equipamentos que são utilizados para medir o pH (índice de acidez ou alcalinidade) e a temperatura das amostras de esgoto bruto e após as etapas de tratamento. Esse investimento foi feito com recursos próprios da Sanesul.
Segundo o gerente de Sistemas de Esgotamento Sanitário da Sanesul, Mario Augusto Loureiro Leites, “esses equipamentos são importantes, pois permitem aos técnicos de saneamento terem condições de desempenhar suas atividades relacionadas com o controle operacional das estações, de acordo com a legislação ambiental vigente”, explicou ele.
Os novos equipamentos já foram encaminhados às estações de tratamento de esgoto da Sanesul e os funcionários que irão operar os equipamentos também receberam treinamento adequado, como é o caso do técnico de saneamento Celso Ferreira Alves Junior, da Sanesul em Aquidauana.
“Foi um treinamento satisfatório, ainda mais agora que está sendo implementada uma nova tecnologia.
![]() |
Treinamento com novos equipamentos © Divulgação |
Acredito que contribui, de certa forma, para a eficiência do sistema de tratamento, garantindo a qualidade dos parâmetros analisados”, disse o técnico de saneamento.
De acordo com a engenheira civil da Sanesul, Luciara Helena de Oliveira Perruzi, nos laboratórios operacionais das estações de tratamento de esgoto da empresa são feitas análises a cada duas horas, todos os dias da semana. Ao todo, são analisadas 10.080 amostras ao mês.
“As informações coletadas nos auxiliam na tomada de decisões operacionais, como a necessidade de correção de pH para que os processos de decomposição aconteçam adequadamente. Servem também para que possamos determinar o melhor momento para realizar uma descarga de lodo ou ainda saber quando alguma rotina precisa ser adaptada”, disse ela.
Fonte: ASSECOM