Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    06/04/2017

    Educadores discutem aprimoramento do ensino durante dois dias de evento na Capital

    ©Édson Ribeiro
    Durante dois dias (6 e 7), secretários municipais e educadores participam do 13º Fórum Estadual Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação de MS, promovido pela Undime-MS (União dos Dirigentes Municipais da Educação de MS) no plenário da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

    Aberto na manhã desta quinta-feira (6) pela atual presidente da Undime-MS e vice-presidente da Undime Nacional, Manoelina Martins Arantes Cabral, o evento prossegue nesta sexta-feira (7) e terminará com a eleição da nova diretoria da entidade.

    Com o tema “O Cotidiano do Gestor: Desafios e Possibilidades”, o Fórum tem como objetivo propiciar ao dirigente e sua equipe técnica formação e orientação para implementar e gerir as políticas públicas educativas que garantam o desenvolvimento físico, social, econômico, político e cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos de seu município.

    Em discurso, Manuelina agradeceu a parceria com a Assomasul e demais órgãos públicos na missão de melhorar a qualidade do ensino público.

    “Precisamos da política para gerir e cumprir as metas de cada gestão. Temos ainda muitos pleitos como a adequação dos planos de cargos e carreiras municipais, o piso dos professores, a hora-atividade, enfim, e a Undime luta pela união e articulação dos secretários para fortalecer ainda mais a Educação”, sugeriu a dirigente, que deve entregar o comando da entidade.

    ASSOMASUL

    O diretor-executivo da Assomasul e ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Domingues Ramos (Zé Cabelo), advertiu, ao discursar na abertura do evento, sobre os desafios que os novos gestores públicos têm pela frente com o setor nesse momento de crise do país e defendeu a parceria institucional como forma melhorar o ensino público de um modo geral.

    Representando o presidente da entidade, Pedro Caravina, que não pôde participar do evento promovido pela Undime/MS devido a compromissos assumidos anteriormente, Zé Cabelo disse que a Assomasul está à disposição dos secretários municipais de Educação para tratar de questões relacionadas ao setor.

    Ao falar na presença da secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota, o dirigente enalteceu a parceria com o governo, destacando, entre outros pontos, a assinatura do convênio para manutenção do transporte escolar, cujo decreto com os valores reajustados pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial do Estado.

    A pedido da Assomasul, o governo reajustou em 16,96% o repasse do transporte escolar para o atual ano letivo.

    “Os desafios e as possibilidades são muitas, principalmente para os novos secretários municipais de Educação. Nós temos experiência de prefeitura, mas nosso papel é lutar por uma educação cada vez melhor”, pontuou o diretor-executivo da Assomasul, ao transmitir a preocupação do presidente Caravina sobre o atual momento, no qual os municípios enfrentam dificuldades, contudo, deixou a entidade à disposição dos gestores públicos para o encaminhamento das discussões voltadas a Educação.

    Segundo ele, a Assomasul irá colaborar com os secretários municipais na questão de eventuais pendências documentais visando o recebimento de recursos como parte do convênio do transporte escolar.

    Participaram do ato, a presidente da Undime/MS, Emanuelina Arantes Cabral, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júnior Mochi (PMDB), a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota, André Lemes da Silva, dirigente municipal do RS, entre outras autoridades ligadas à área educacional.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Willams Araújo
    Imprimir