![]() |
©Divulgação |
Na noite da próxima quarta-feira (12), o desembargador aposentado Rêmolo Letteriello lança seu novo livro: “Temas de Mediação no Direito Comparado – A Mediação em 66 países”, da editora Conceito. A recepção começa às 19 horas no saguão superior do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, localizado na Av. Mato Grosso, bloco 13 – Parque dos Poderes, em Campo Grande.
A apresentação da obra é da Ministra Fátima Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, e o prefácio foi escrito pelo professor Juan Tausk.
Aposentado desde 2011 das funções de magistrado, o Des. Rêmolo Letteriello judicou por 35 anos, sendo o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul no biênio 1999/2000. Dentre outros cargos, também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) entre os anos de 1997 e 1999. Antes, foi advogado de 1966 a 1976.
Entusiasta dos métodos autocompositivos de soluções de conflitos, Rêmolo Letteriello dedica-se atualmente à mediação, procedimento informal, não contencioso, no qual uma terceira pessoa, neutra (o mediador), ajuda as partes a encontrar uma solução pacífica, mutuamente aceitável, que ponha fim a uma disputa ou conflito existente. Por meio desse procedimento é possível desfazer o choque ou a falta de entendimento entre duas ou mais pessoas, restabelecendo-se a paz e a harmonia perdidas.
O Des. Rêmolo Letteriello também é palestrante e conferencista, tendo participado de diversos congressos e seminários. Dentre eles, o magistrado participará, no final deste mês de abril, do III Seminário Internacional de Mediação, que acontecerá em Belo Horizonte/MG, e que também contará com a participação da Ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: ASSECOM