CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/03/2017

    Temer escolhe Aloysio Nunes para assumir Itamaraty

    Senador do PSDB vai suceder José Serra, que pediu demissão da chefia do Itamaraty em 22 de fevereiro por 'problemas de saúde'; anúncio ocorreu após Aloysio se reunir com Temer no Planalto.

    Aloysio Nunes (PSDB-SP) vai substituir José Serra no comando do Itamaraty © Edilson Rodrigues/Agência Senado
    O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, anunciou nesta quinta-feira (2) a nomeação do líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), para o comando do Ministério das Relações Exteriores.


    A confirmação de Aloysio como novo ministro ocorreu após o parlamentar tucano se reunir, na tarde desta quinta, com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. O senador de São Paulo foi indicado para o primeiro escalão pela direção do PSDB.

    No rápido pronunciamento no Palácio do Planalto (leia a íntegra ao final desta reportagem), Parola ressaltou a trajetória política do novo ministro no Legislativo e no Executivo com “engajamento nas causas da diplomacia brasileira e na agenda internacional” do Brasil.


    “O presidente da República indicou, na tarde de hoje [quinta], o senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, para assumir o Ministério das Relações Exteriores”, declarou Parola.

    O porta-voz destacou que Aloysio já exerceu a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

    Ele afirmou ainda que a experiência do tucano no comando da comissão é um “exemplo claro do elevado valor e das importantes contribuições” que o senador do PSDB “traz para a promoção e a defesa dos interesses de nossa política externa”.

    O cargo de ministro das Relações Exteriores estava vago desde 22 de fevereiro, quando o então titular da pasta, José Serra (PSDB-SP), pediu demissão. Em carta entregue pessoalmente ao presidente Michel Temer, Serra justificou a saída do governo por "problemas de saúde".

    Serra estava no cargo desde maio do ano passado, quando Temer assumiu interinamente o comando do Palácio do Planalto. Após deixar a chefia do Itamaraty, José Serra retomou seu mandato de senador por São Paulo.

    Trump

    Novo responsável pela diplomacia brasileira, Aloysio Nunes declarou em novembro de 2016 – no dia em que Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos – que o norte-americano “é o que há de pior, de mais incontrolado, de mais exacerbado” entre os integrantes do Partido Republicano.

    "Trump é o partido republicano de porre. É o que há de pior, de mais incontrolado, de mais exacerbado entre os integrantes de seu partido", escreveu Aloysio Nunes em sua conta pessoal no Twitter em 9 de novembro de 2016, horas após o anúncio de que Trump havia sido eleito presidente dos Estados Unidos, vencendo a candidata democrata Hillary Clinton.

    "Agora é observar como é que ele se comporta na Presidência dos Estados Unidos", completou o senador do PSDB pela rede social.

    Leia abaixo a íntegra do pronunciamento no qual foi anunciado o nome de Aloysio Nunes para o comando do Ministério das Relações Exteriores:

    O presidente da República indicou, na tarde de hoje, o Senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, para assumir o Ministério das Relações Exteriores.

    Homem público de larga experiência política, seja no Legislativo, seja no Executivo, o Senador Aloysio Nunes Ferreira tem uma longa trajetória de engajamento nas causas da diplomacia brasileira e na agenda internacional do Brasil.

    Seu período como Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal é exemplo claro do elevado valor e das importantes contribuições que o Senador Aloysio Nunes Ferreira traz para a promoção e a defesa dos interesses de nossa política externa.

    Ao desejar-lhe êxito em sua missão, o Presidente Michel Temer reitera a confiança que já lhe manifestou hoje pessoalmente em sua ampla capacidade de chefiar o Itamaraty.



    Por Luciana Amaral, G1, Brasília