CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/03/2017

    Ex-secretário de Governo é investigado por recapear rua na frente da própria casa

    Zito disse que pagou por conta própria R$ 7 mil pelo serviço

    Divulgação
    O ex-secretário municipal de Governo, José Jorge Filho, o Zito, de 62 anos, é investigado por “suposta utilização de serviço público para a satisfação de interesse pessoal”. Braço direito do ex-prefeito Murilo Zauith (PSB), ele foi denunciado ao MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) depois que máquinas de uma empreiteira fizeram o recapeamento da rua em frente à sua residência, em Dourados, a 228 quilômetros de Campo Grande.

    Nesta quarta-feira (8), a 16ª Promotoria de Justiça da Comarca, que atua em defesa do patrimônio público e social, divulgou a conversão do Procedimento Preparatório nº 06.2016.00000983-1 em Inquérito Civil. Com isso, vai aprofundar a investigação instaurada no dia 21 de julho de 2016 “para apurar notícia indicativa da prática de ato de improbidade administrativa, consistente na suposta utilização de serviço público para a satisfação de interesse pessoal, pelo então Secretário Municipal de Governo, José Jorge Leite Filho”.

    RECAPEAMENTO

    Conforme o documento assinado pelo promotor Ricardo Rotunno, a denúncia inicial indicava que o então secretário municipal de Governo “estaria se utilizando de máquinas e trabalhadores que prestam serviços para o Município de Dourados em proveito próprio, na medida em que teria determinado a abertura e asfaltamento de parte da rua que dá acesso à sua residência, sem possuir autorização legal para tanto e às custas do erário”.

    O MPE informou ter ido imediatamente até o local indicado na denúncia, “ocasião em que foi constatada a realização de trabalhos de recapeamento no local indicado na reclamação”, em trecho da Rua Hilda Bergo Duarte, perpendicular à Rua Gustavo Adolfo Pavel. No entanto, Zito alegou ter arcado com os custos do trabalho do próprio bolso.

    PAGOU

    “Após, foram colhidas as declarações do representante legal da empresa PLANACON, entre as quais foi informado que o trabalho de asfaltamento ocorreu após solicitação particular do Secretário Municipal de Governo, sendo cobrado o valor de R$ 7.000,00, pelo serviço executado”, esclareceu a Promotoria de Justiça, que pediu explicações ao ex-secretário sobre a forma de pagamento e recebeu a cópia de um boleto.

    Na mesma época, foi requisitado à Prefeitura de Dourados que encaminhasse cópia do projeto urbanístico referente ao bairro BNH II Plano, “não havendo resposta até então”, de acordo com documento assinado no dia 21 de fevereiro pelo promotor.

    VERBA

    Agora, com a conversão do procedimento preparatório em inquérito civil, o MPE requisitou “ao Município de Dourados, por intermédio de sua Procuradoria Jurídica que, no prazo de até 10 (dez) dias, informe se houve liberação de verba para a revitalização e/ou qualquer outra obra na praça localizada ao final/início da Rua Hilda Bergo Duarte, BNH II Plano, encaminhando, caso positiva a resposta, cópia de todos os atos respectivos”.

    A reportagem não conseguiu contato com o ex-secretário municipal de Governo até a publicação desta matéria. Caso José Jorge Leite Filho tenha interesse em manifestar-se sobre o caso, terá sua versão acrescentada ao texto.


    Fonte: Midiamax
    Por: André Bento, de Dourados
    Link original: http://www.midiamax.com.br/transparencia/ex-secretario-governo-investigado-recapear-rua-frente-propria-casa-333935