Divulgação |
Durante sessão na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o coordenador de Pesca e Agricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), César Moura,usou a tribuna a convite do Deputado Eduardo Rocha, líder do PMDB, para detalhar as ações que colocarão MS como um dos maiores produtores de peixe.
César Moura destacou que o projeto engloba a oferta de cinco áreas destinadas à implantação de projetos de piscicultura em tanques-redes, que totalizam 585 hectares com capacidade produtiva de até 112 mil toneladas de peixes por ano. “Atualmente a produção total do Estado gira em torno de 4 a 5 mil toneladas. Daremos um salto em produtividade. Hoje a piscicultura já faz a diferença na balança comercial”, explicou.
No Município de Selvíria, será instalado o maior frigorífico de tilápia do mundo. O início do projeto prevê a injeção de U$ 51 milhões, o
equivalente a mais de R$ 150 milhões na atividade em Mato Grosso do Sul. A empresa é fruto da parceria entre uma das maiores produtoras de tilápia do mundo, a americana Reagal Springs, e a brasileira Axial. Atualmente, a tilápia é a espécie mais criada no Brasil, representando 45,4% do total nacional.
Para o deputado Eduardo Rocha, o projeto beneficia não só o Mato Grosso do Sul, que passa a ter ganhos na receita estimada em R$ 425 milhões por ano, mas também a população com criação de 3,4 mil empregos diretos e 13,6 mil indiretos.
O coordenador ainda reforçou pedindo aos deputados que incentivem as prefeituras para enviarem projetos de piscicultura. "Pedimos que os deputados conscientizem o potencial que a produção de peixes traz para o Estado".
Fonte: ASSECOM