CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/03/2017

    Artista faz retratos de mortos usando as cinzas deles

    Retratos de falecidos feitos pela alemã | Reprodução/Twitter(Kelli Russell Agodon)
    O alemã Heide Hatry, faz 51 anos, faz um tipo de arte que muitos podem considerar mórbida. Sem qualquer sombra de dúvida, é insólita.

    A artista faz retratos de mortos usando as cinzas deles. Para compor a obra, Heide junta os restos mortais com camadas de cera.

    "Eu estava eu um luto terrível por causa de uma amiga próxima, que eu não tinha ideia que estava sofrendo tanto que cometeu suicídio. Aquilo não só me arrasou, mas também reviveu a dor não resolvida que senti com a morte do meu pai, quinze anos antes", disse ela, em reportagem do "Metro".

    Foi o início da série de 30 obras usando cinzas para uma espécie de "renascimento artístico" do pai e da amiga.

    Paul Schmid, pai de Heide, retratado com as próprias cinzas | Reprodução da internet
    O trabalho começa com uma foto cedida pela família ou por amigos. Geralmente, o retratado é próximo da artista. Heide produz diferentes tons de cinza para compor o retrato. Cada obra demora até quatro meses para ficar pronta.

    "A maior parte das pessoas vê a abordagem carinhosa e fica tocada, embora outras pessoas achem desagradável", contou Heide.