Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    24/03/2017

    Águas Guariroba homenageia professores e acadêmicos envolvidos em pesquisas de saneamento

    Divulgação
    Comemorando a Semana da Água em Campo Grande, a Águas Guariroba fez uma homenagem para professores e acadêmicos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento finalizou o ano da parceria entre empresa e universidade para o desenvolvimento de pesquisas na área do saneamento. A ação aconteceu na noite desta quinta-feira (24) no Espaço HVM, na Capital. 

    Em 2016 Águas Guariroba e UCDB firmaram um Termo de Cooperação para o desenvolvimento de projetos e pesquisas na área do saneamento básico. O convênio marcou o início de uma parceria que tem o objetivo de integrar as duas instituições em projetos de interesse comum, envolvendo o conhecimento acadêmico e a prática da empresa.
    Divulgação
    “Tudo começou com as boas intenções: da universidade, de desenvolver projetos de pesquisa e de ter as portas da concessionária abertas para a comunidade acadêmica. E tinha a boa intenção da empresa, de ter projetos de pesquisa, de direcionar alunos e orientadores para alguns temas que a gente não tinha tempo de pesquisar”, afirma Fernando Henrique Garayo Jr., coordenador de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba.

    A concessionária ofereceu dados, estrutura e conhecimento em saneamento para o desenvolvimento dos trabalhos científicos dos acadêmicos. Segundo o coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB, Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, o projeto começou como uma iniciativa da diretoria da Águas Guariroba. “Isso foi se ramificando por toda a empresa, todos os colaboradores em seus departamentos e áreas de trabalho, com professores e alunos, levantando informações, descentralizando. Com cada um fazendo a sua função, o negócio andou”, explica.
    Divulgação
    Durante a homenagem, foram entregues troféus aos professores orientadores dos projetos e certificados para os acadêmicos envolvidos nas pesquisas. “Conseguimos dar continuidade a esse projeto porque se instalou na mentalidade tanto da empresa quanto do grupo de pesquisa o desejo de crescer nesse trabalho. Foi muito legal conectar o aluno com a experiência do mercado, ação que não vemos por aí”, ressalta Magalhães. Ao todo foram desenvolvidos 15 projetos. Os trabalhos serão reunidos em uma publicação científica que será lançada neste ano. 
    Divulgação
    A estudante Letícia de Barros Macedo, uma das participantes do projeto de pesquisa, comemorou a homenagem e a oportunidade de integrar uma iniciativa tão promissora. “Foi muito importante para a gente essa formação, principalmente porque na faculdade a gente aprende muito sobre a teoria, porém, com esse projeto vimos na prática o que aprendemos em sala de aula. Foi uma experiência muito boa, um conhecimento muito grande”, acredita a jovem.

    Para Letícia, o mais importante foi a abertura da concessionária às necessidades dos alunos. “O meu projeto foi um estudo qualitativo e quantitativo do córrego Ribeirão das Botas. Sem a parceira da Águas Guariroba seria mais complicado realizar esse projeto. Essa homenagem agora eu acho muito bacana. É um incentivo para a gente, um reconhecimento muito grande”, ressalta.


    Fonte: ASSECOM


    Imprimir