CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/02/2017

    Moradores da Mata do Jacinto participam do Programa Afluentes e aprendem mais sobre saneamento

    Divulgação
    Moradores da região da Mata do Jacinto participaram de uma visita na manhã de hoje as instalações da Águas Guariroba. Ao todo, 28 integrantes da comunidade, incluindo adultos, crianças e idosos viram de perto como todo o sistema funciona, desde a captação, tratamento e distribuição aos bairros toda a cidade. A ação faz parte do Programa Afluentes, que possibilita a aproximação dos moradores e líderes comunitários com a empresa. 
    Divulgação
    A visita começa na sede da empresa. Em uma palestra, os moradores receberam informações sobre o sistema de captação, o perigo do uso de poços, a importância da limpeza de caixa d’água e o funcionamento dos hidrômetros.Em seguida, o grupo é convidado a conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO), onde todo o sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto são monitorados de forma remota.

    A aposentada Marluce de Oliveira Camargo, 62 anos, ficou surpresa com toda a tecnologia que é empregada na captação e distribuição da água. “É bem melhor ver de perto. Você sabe na teoria, mas quando conhece tudo muda”, explica.

    Segundo o coordenador de serviços, Maurício de Jesus Peixoto, o mais recompensador de atender a comunidade que visita a empresa através do Programa Afluentes, é perceber o quanto o conhecimento é transformador. “No início focamos nessa questão do esgoto e do tratamento da água. Hoje, um senhor chegou questionando alguns pontos e no final da visita me perguntou como ele poderia fazer parte da empresa. É sempre recompensador apresentar o serviço para a comunidade”, ressalta.
    Divulgação
    Débora de Oliveira Almeida, 37 anos, ainda tinha algumas dúvidas de como o serviço de água funcionava, mas depois de conhecer a ETA ficou ainda mais segura para confiar no que está consumindo. “É muito interessante observar como é o processo, de onde vem a água, como é feito o tratamento”, explica.

    Integrante da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola municipal Kamé Adania, localizada na Nascente Segredo, Debóra está ansiosa para contar a experiência à comunidade. “Gostaria que as crianças pudessem conhecer. Vou sugerir que eles participem dos outros projetos da Águas Guariroba”, afirma.

    Além do conhecimento, a psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Roseli Cheres da Cunha Matos, 48 anos, ressalta que outro ponto importante é proporcionar um lazer diferenciado aos grupos que são atendidos no local. “Hoje nós temos três grupos intergeracionais de atendimento: os adultos, crianças e os idosos. Sempre estamos buscando novidades, atividades em que eles possam aprender e que podem ser interessantes para eles”, acredita.


    Fonte: ASSECOM


    Imprimir