CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/01/2017

    Casal Grávido: Primeiro curso de 2017 atrai 18 casais

    O programa tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções à gestante para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno.

    Foto: Ernesto Franco
    Aconteceu na manhã do último sábado (28), o primeiro curso de 2017 do programa de prevenção “Casal Grávido”. O programa foi criado em 2011 e tem como objetivo proporcionar atenção, esclarecimentos e instruções à gestante para o desenvolvimento saudável do bebê, desde o útero materno. Os cursos também buscam prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação por meio de palestras e aulas práticas com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional. O primeiro curso do ano levou 18 casais em busca de informação e segurança.

    A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, destaca que o programa acompanha a gestante até o sexto mês de vida do bebê e busca tirar dúvidas do casal em todas as etapas da gestação.

    “O ‘Casal Grávido’ não é um evento único, pontual, pois a gente continua acompanhando a gestante durante os nove meses de gestação e nos seis meses de vida do bebê. A importância do programa é que ele possibilita um bom pré-natal e a escolha consciente de qual tipo de parto. Ele também orienta que o casal não vá para uma cesárea sem ter conhecimento do parto normal e que também não vá realizar um parto normal sem saber as etapas. Os profissionais que participam do curso explicam a importância de se cuidar pra chegar bem no momento do parto, porque a formação da família é um evento único e a preparação psicológica do casal para o recebimento do bebê”, salienta a diretora.

    De acordo com a anestesista Amani Mancini, o ponto principal da sua palestra aos pais e mães é desmistificar a anestesia. “A anestesia é a parte que a gestante mais tem medo e a gente está aqui para sanar essas dúvidas, explicar que a anestesia é um procedimento seguro e que ela é uma aliada. A anestesia só vem para beneficiar o trabalho de parto, independentemente se ele normal e cesárea”, explica Amani.

    Um dos casais que participaram do primeiro curso do “Casal Grávido” do ano, Liziane Berrocal e Josiel Torres compartilhou a segurança que o curso traz para pais de primeira viagem. A mãe destaca o envolvimento do pai nas atividades.

    “Todos falam que a mulher tem o instinto maternal, mas quanto mais você aprende é menor a chance da mãe fazer alguma coisa errada, então, tudo que a enfermeira explicou, desde o alongamento e a prática de exercícios, até a amamentação é importante. Mas, o que eu mais gostei foi do envolvimento dos pais, porque o pai coloca a barriga, dá banho, troca a fralda, participa de tudo, e isso tira um pouco da responsabilidade da mãe”, avalia Berrocal.

    Já o pai, destaca a gama de informações que o curso oferece e como isso facilita a vida dos pais inexperientes. “O curso agrega muitas informações que a gente não tem, principalmente para um pai de primeira viagem. Temos muitos mitos que a gente traz e o curso do casal grávido ajuda a tirar essas mistificações porque agrega muitas informações e ajuda a tirar a ansiedade. Eu estou muito satisfeito e contente em participar do curso. Ele só me trouxe alegria”, afirma Torres.

    Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o principal objetivo do programa de prevenção é trazer tranquilidade aos pais nesse momento tão especial.

    “O curso tem a grande finalidade de proporcionar ao casal uma gravidez saudável, onde o casal se prepara para o nascimento de um filho que é o grande sonho do casal. Este curso tem uma abordagem multiprofissional e a finalidade é preparar o casal para uma gravidez tranquila e também que eles tenham um preparo melhor para a criação dessa criança porque os momentos iniciais do nascimento de um filho são momentos que promovem uma mudança muito grande na vida de todos os envolvidos”, pontua o presidente.

    Confira o cronograma dos cursos do programa de prevenção ‘Casal Grávido’ para 2017: 

    - 18 de fevereiro 

    - 25 de março

    - 29 de abril

    - 27 de maio

    - 24 de junho

    - 29 de julho

    - 19 de agosto

    - 30 de setembro

    - 28 de outubro

    - 25 de novembro



    Fonte: ASSECOM


    Imprimir