CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/11/2016

    Presas são transferidas e refém liberada após motim em presídio feminino

    Divulgação

    O motim iniciado na manhã de hoje (21), no Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande, foi controlado às 12h30 pela Polícia Militar e Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A ação teve início após três presas renderem uma agente penitenciária e exigir transferência para outra unidade.

    As três internas que iniciaram o motim, foram identificadas como Juceli Jiordana Costa da Silva, Luzinete Barbosa Gonçalves e Maria Wankla Rosa da Silva. Elas estavam no presídio de Três Lagoas há quatro meses, e foram transferidas para outras unidades do Estado, que não foram divulgadas. 

    Elas ficarão em celas disciplinares, e de acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a transferência das três internas irá garantir a segurança na unidade e a integridade física da agente.

    A agente penitenciária feita refém não sofreu ferimentos físicos e foi dispensada do serviço. Ela será acompanhada pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial da Agepen. 

    Motim 

    A movimentação começou por volta das 10 horas, quando a agente penitenciária retirava uma das presas para atendimento. Ela e outra interna renderam a servidora, utilizando uma tesoura escolar, tomaram a chave e liberaram outra detenta, que estava em outro pavilhão.

    Já as demais custodiadas, que estavam em horário de banho de sol, não participaram da ação.

    A situação foi controlada com o auxílio dos Policiais Militares da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior), que foram ao estabelecimento penal e ajudaram nas negociações.

    Agentes penitenciários de folga e de outras unidades prisionais de Três Lagoas, também foram até o presídio para reforçar a segurança no local, que atualmente possui 103 internas.



    Fonte: campograndenews
    por: Fernanda Yafusso
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/presas-sao-transferidas-e-refem-liberada-apos-motim-em-presidio-feminino