CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/11/2016

    Deputado propõe medida social que reduz desperdício de medicamentos no Estado

    Deputado João Grandão apresenta PL em sessão desta terça-feira (1) - Foto: Roberto Higa/ALMS

    O deputado estadual João Grandão (PT) apresentou na sessão desta terça-feira (1) um Projeto de Lei de sua autoria que institui a Farmácia Solidária no Mato Grosso do Sul. 

    O objetivo é arrecadar, junto à população do Estado, medicamentos não vencidos que poderão ser recolhidos pelas unidades de saúdes nos bairros dos municípios, e redistribuí-los de graça à população de baixa renda e aos idosos, sob supervisão de farmacêuticos após rigoroso controle de qualidade e de prazos de validade. 

    Os remédios violados e/ou vencidos ou em vias de vencimento seriam encaminhados para incineração junto ao órgão competente e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, seria o gestor deste programa, tomando todas as medidas técnicas e administrativas necessárias para o seu desenvolvimento.

    “Infelizmente as pessoas não tem o hábito de redistribuir medicamentos, que acabam ‘fazendo aniversário’ em suas prateleiras, sendo inutilizados e posteriormente descartados, muitas vezes até de forma inadequada. Esse projeto traz uma solução para o desperdício e ainda tem um viés social importante, pois sabemos que muitos medicamentos pesam sobremaneira no orçamento doméstico, sobretudo dos mais carentes e necessitados”.
    O projeto segue agora o trâmite interno da Casa, ou seja, será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, após aprovado, para as comissões de mérito para posterior aprovação em plenário. 



    Fonte: ASSECOM
    Por: Daniel Machado


    Imprimir