CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    09/11/2016

    COSTA RICA| Secretária de Saúde anuncia balanço positivo da Campanha “Outubro Rosa”

    Foto: Arquivo Pessoal

    O Governo de Costa Rica – MS por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana o balanço da Campanha Outubro Rosa, movimento mundial que visa chamar a atenção para a realidade atual do câncer nas mulheres e a importância do diagnóstico precoce. O encerramento da campanha aconteceu no último dia 31 de outubro.

    Durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde realizou diversos exames preventivos, orientações para pacientes, palestras, promoção do “dia D” da campanha, onde foram atendidas dezenas de mulheres no período noturno. As unidades de saúde foram decoradas de forma a atrair as mulheres a participarem da campanha. E ainda, foi realizado em cada unidade de saúde um sorteio entre as mulheres que se submeteram ao exame preventivo.

    A secretária de Saúde Adriana Tobal complementa que além das consultas, diversas atividades foram realizadas, como: aferição de pressão arterial, vacinas, orientação nutricional, palestras sobre saúde da mulher, dentre outras ações. “A campanha superou todas as expectativas e consolida os avanços realizados na área de saúde pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa. A atividade contribuiu para a melhoria da qualidade de vida das pacientes do Município, assim, como a promoção da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama.

    Conforme a coordenadora da Atenção Básica, Daiane de Souza Pupin, no período da campanha foram coletados 900 preventivos do câncer do colo do útero durante o mês de outubro. 

    “Nossa meta anual de 1.848 preventivos foi ultrapassada, pois coletamos até a data de hoje 1.994 exames. Agradecemos todas as mulheres que ouviram nosso chamado e as equipes de saúde pelo empenho e dedicação”, exaltou Adriana Tobal.

    Confira abaixo o nome das ganhadoras do Brinde da Campanha Outubro Rosa:

    ESF Sonho Meu III – Ivanilda da Silva pereira;
    ESF Vila Nunes- Edilene Souza Moreira;
    ESF Central- Adriana Batista Santos;
    ESF Vale do Amanhecer – Patricia da Silva;
    ESF Rural- Fernanda de Paula;
    ESF São Francisco- Rosenei Barbosa Pimenta;
    CEM - Marilia Barbosa Dias.

    Novembro Azul

    Para chamar a atenção da comunidade sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 1º (terça-feira) a abertura oficial da Campanha Novembro Azul que contou com a presença do prefeito Waldeli, da secretária Adriana Tobal, da equipe de Vigilância Epidemiológica, enfermeiros e agentes de saúde. “O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. O objetivo é incentivar eles a adotarem hábitos de vida saudáveis e realizar os exames preventivos”, enfatizou Adriana Tobal.




    Fonte: ASSECOM