CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/11/2016

    Acompanhamento de fonoaudióloga em projeto de canto diagnostica crianças com dificuldades na fala

    Divulgação

    Com um ano da formação do coral infantil no CEI (Centro de Educação Infantil) Maria Aparecida Morais D´Ávila, creche da Santa Casa, as atividades ganharam reforço em prol da melhoria de cada criança. Há um mês elas estão recebendo o acompanhamento fonoaudiólogo para incrementar os exercícios de aquecimento já realizados pelo regente do coral, Teófilo Rafael, como a textura vocal, postura, e o ritmo. 

    Sendo observados pela Fonoaudióloga, Vanessa Ocampos, as crianças que possuem algum tipo de dificuldade recebem uma avaliação particular e em específico à sua necessidade. “Minha intenção de ajuda aqui é evitar o abuso vocal, de falarem alto ou de gritar. Estamos trabalhando nisto e fazendo esse trabalho de higiene vocal”, acrescenta. As avaliações são feitas em todas as crianças, com pré-disposição desestimulação precoce até as trocas dos fonemas e outros.
    Divulgação

    O auxilio fonoaudiólogo para as crianças são feitos com o objetivo de reabilitar por meio da música, e em dois trabalhos, um é feito com o coral durante o ensaio com crianças que trocam os fonemas, possuem gagueiras, problemas de respiração ou dicção, e o outro é realizado nas brinquedotecas da creche. “Há uma preocupação maior com as crianças que estão saindo da creche e que serão alfabetizadas. Se ela falar errado, possivelmente, também escreverá errado, e nosso projeto é fazer com que elas saiam falando corretamente”, completa. 

    Cerca de vinte crianças já recebem o acompanhamento individual, que são atendidas conforme a sua debilidade, no intuito de melhorar seu desenvolvimento vocal, postura e respiração. De acordo com a coordenadora da creche, Fabíola Rossi, em pouco tempo de parceria o resultado já é visível com a junção do coral e o acompanhamento fonoaudiólogo. “A parceria está muito boa pra todos, e principalmente para as crianças. Esta junção é bem recente, mas tenho certeza que será um projeto maravilhoso e fixo”, afirma. 



    Fonte: ASSECOM


    Imprimir