CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/10/2016

    UEMS traz ao estado grandes nomes em Análise do Discurso e Semântica

    Reprodução

    Entre os dias 17 e 19 de outubro, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vai realizar o II Encontro Nacional em Semântica e I Ciclo de Palestras em Análise do Discurso, na unidade de Campo Grande. O encontro contará com a participação de grandes pesquisadores como Eni Orlandi, introdutora da análise do discurso no Brasil, no final dos anos 70, renomado pesquisador em Semântica da Enuciação, Eduardo Guimarães, da UNICAMP, além de outros pesquisadores de diversas instituições, entre elas Unicamp, UFMG, UFGD, UFSCAR, UFJF, UNESP, UNEMAT E UNIGRAN.

    “As palestras e mesas-redondas vão abordar a desigualdade social sofrida por comunidades minoritárias, de modo a analisar como os discursos sobre o excluído fazem sentido, considerando-se a língua como lugar privilegiado, onde as tensões sociais ganham forma e sentido”, explica a professora doutora Aline Chaves, coordenadora do curso de Letras Bacharelado e uma das organizadoras do evento.

    O II Encontro Nacional em Semântica e I Ciclo de Palestras em Análise do Discurso ainda terá mini-cursos sobre Análise do Discurso, Estudos Bakhtinianos, Semântica Argumentativa, Estudos sobre Foucault, entre outros, sem custo adicional. Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), Capes e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), haverá também lançamentos e feiras de livros e apresentações culturais.

    O evento é organizado por grupos de pesquisa de pesquisadores da UEMS, certificados pelo CNPq. Entre eles o Núcleo de Estudos em Análise do Discurso, o Núcleo de Estudos em Semântica do Acontecimento, o Núcleo de Estudos Bakhtinianos e o Núcleo de Estudos Foucaultianos.

    Serviço

    As inscrições do evento dão direito à participação em mini-cursos sobre áreas de conhecimento ligadas à semântica, à análise do discurso, ao ensino, em uma perspectiva de interação científica. Para se inscrever e ter mais informações sobre evento acesse a página http://www.cepad.net.br/eventos/ .



    Fonte: ASSECOM