CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/10/2016

    Superlua ocorrerá na noite deste domingo; saiba o que é o fenômeno

    Lua estará mais perto da Terra do que de costume. Há três superluas previstas para este ano; esta será a primeira.

    Casal observa superlua em 2014 nos Estados Unidos (Foto: Charlie Riedel/AP)

    Na noite deste domingo (16) será possível observar no céu um fenômeno conhecido como “superlua”, que ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra do que de costume.

    A explicação está no fato de a órbita da Lua ser elíptica. Por isso, a distância até nosso satélite natural varia, e a menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km.

    Também chamada de “lua de perigeu”, a superlua pode ser 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia de apogeu, segundo a Nasa (a agência espacial americana).

    A superlua poderá ser vista de todo o Brasil e deve ficar com uma aparência maior logo após nascer.

    Superluas neste ano

    Esta será a primeira das três superluas previstas para 2016. O fenômeno volta a se repetir em 14 de novembro e em 14 de dezembro.

    A previsão é que a do dia 14 de novembro seja a maior de todas, já que ela deve ser a lua cheia mais próxima da Terra não só neste ano mas também do século 21 até agora. O cálculo dos especialistas é que ela só voltará a ficar tão perto da Terra no dia 25 de novembro de 2034.




    Do G1, em São Paulo