CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/10/2016

    Palestra sobre “Mulher, Vida e Saúde” abre programação do Outubro Rosa no Sistema Fiems

    Divulgação

    Como parte da campanha “Outubro Rosa” de conscientização sobre o câncer de mama, colaboradoras do Sistema Fiems assistiram, nesta sexta-feira (07/10), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), a palestra “Mulher, Vida e Saúde”, sobre como as escolhas da mulher em relação ao estilo de vida, hábitos e alimentação são determinantes para prevenção da doença, que também foi transmitida por videoconferência para outras sete cidades do Estado onde há unidades do Sesi.

    Ao longo do mês diversas ações serão realizadas acerca da prevenção do câncer, e o programa “Outubro Rosa – Indústria Saudável” será levado pelo Sesi às trabalhadoras da indústria de diversas empresas de Mato Grosso do Sul. A palestra foi ministrada pela diretora de Segurança e Saúde do Trabalho do Sesi, Adriana Sato, que afirmou aos colaboradores que estudos científicos recentes demonstraram que mais do que fatores genéticos, levar uma vida saudável é determinante para prevenir a doença.
    Divulgação

    “O câncer é uma doença que chamamos de multifatorial, porque pode ser causada por diversos fatores, desde a genética até os nossos hábitos alimentares. A genética não está ao nosso alcance controlar, mas o estilo de vida que levamos pode influenciar tanto ou mais do que a genética, e isso inclui não somente o que comemos e se nos exercitamos, mas, principalmente, levar uma vida feliz, com momentos de lazer, relações com a família e amigos, ser otimista e ter fé, independente de religião”, ressaltou Adriana Sato.

    Em todas as sextas-feiras de outubro haverá palestras presencias com outros temas relacionados a prevenção do câncer de mama, ministradas simultaneamente para as colaboradoras dos municípios do Estado onde há unidades do Sesi.

    “Outubro Rosa – Indústria Saudável”

    Para este ano também há a possibilidade de trabalhadoras da indústria se matricularem nos cursos de EaD Educação a Distância do Sesi do “Outubro Rosa – Indústria Saudável”. “Será possível escolher os blocos de interesse, também relacionados à prevenção do câncer. Nesta modalidade de ensino, a trabalhadora aprende escolhendo o lugar e horário, da forma que melhor se encaixar na rotina”, explica o técnico em Educação Continuada do Sesi, Luciano Ferraz Servantes.

    As indústrias que aderirem receberão selo ““Outubro Rosa – Indústria Saudável”, para destacar que existe preocupação com a saúde e qualidade de vida de quem trabalha ali.

    Superintendente do Sesi de Mato Grosso do Sul, Bergson Amarilla afirma que ações como o Outubro Rosa traduzem a preocupação com a qualidade de vida do trabalhador da indústria. “Atuamos em campanhas como o Outubro Rosa e, no mês que vem, daremos início ao ‘Novembro Azul’, em prevenção ao câncer de próstata e, depois, ao ‘Dezembro Vermelho e Laranja, sobre a Aids e câncer de pele”, afirma. 

    Para a analista técnica do setor de Patrimônio e Logística do Sesi, Bruna Almeida Cassone, tratar as formas de prevenção do câncer é de suma importância para evitar a doença. “Eu mesma, aos 18 anos, encontrei um nódulo no seio, fiz uma cirurgia para remove-lo e hoje, dez anos depois, ainda faço acompanhamento semestral com mastologista. Não fossem as campanhas de conscientização, que alertam para a importância da prevenção, eu poderia não ter descoberto o nódulo e o tratamento poderia ter sido muito mais difícil”, afirma.

    O mesmo pensamento tem analista técnico de suporte do Sesi, Antonni Souza, 24 anos. A mãe teve um câncer de mama e, para ele, se houvesse mais consciência sobre a importância da prevenção o processo de tratamento teria sido menos doloroso para a família. “É algo muito difícil porque a minha mãe não se atentava para a importância de ir ao médico, manter os exames em dia, e o câncer foi descoberto muito tarde. Ela fez quimioterapia e hoje está curada, mas ficaram sequelas irreversíveis do tratamento”, conta.

    A programação do Outubro Rosa desta sexta-feira foi encerrada com a fala da coordenadora de desenvolvimento humano e pessoal da Fiems, Vilma Brey, que agradeceu a presença dos colaboradores e deixou uma mensagem de otimismo.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Daniel Pedra