CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/10/2016

    LADÁRIO| Procissão Fluvial, com imagem de Nossa Senhora dos Remédios acontece nesta sexta-feira

    Divulgação

    Ladário celebra sua Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios, no dia 24 de outubro. Porém, no município são 17 dias de festa. Dentro do calendário de festejos, acontece na próxima sexta-feira, 21 de outubro, logo após a Peregrinação da Santa pelas instituições da região, a tradicional Procissão Fluvial, com a imagem de Nossa Senhora, pelas águas do rio Paraguai.

    Para participar, os fiéis devem chegar com uma hora de antecedência, no local de partida, Porto Geral de Corumbá, para realizar as inscrições, que acontecem por ordem de chegada. Foi o que informou a diretora-presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues.

    “Este ano estamos fazendo diferente, as inscrições acontecem uma hora antes do evento e será por ordem de chegada. Todos os participantes devem estar munidos de documento como RG, para poder embarcar e prestigiar mais um ano desta festa, que já é tradicional em nossa cidade, atraindo turistas de toda parte do Brasil, que agradecem a nossa Senhora, pelas graças alcançadas”, explicou Wanessa.

    Já para os menores de idade, além da documentação exigida, como RG ou Certidão de Nascimento, a presença dois responsáveis é indispensável. A equipe da organização estará no local para receber as fichas de inscrições. 

    Ao todo, serão disponibilizadas 220 vagas, em três embarcações, sendo duas para a população e uma da Marinha do Brasil, o Navio Poti, responsável por trazer Nossa Senhora dos Remédios até o Porto de Ladário.

    Trajeto

    A Procissão Fluvial terá início no Porto de Corumbá, com saída às 16h.

    As embarcações farão o trajeto, de aproximadamente 40 minutos, pelo rio Paraguai até chegar ao Porto de Ladário.

    Em seguida, acontece a caminhada com a imagem pelas principais ruas do Centro de Ladário, até o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, onde o Padre fará a missa e dará sua bênção final.

    Os devotos ladarenses terão ônibus disponível para o percurso Ladário-Corumbá, com saída às 14h, em frente ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

    A Procissão Fluvial

    A Procissão Fluvial com a imagem milagrosa se tornou tradição durante as comemorações da Festa da Padroeira, momento, onde os fiéis revivem a chegada da imagem da Santa, em Ladário, no ano de 1895, através do Capitão-Tenente José Raymundo de Souza Lobo.

    O evento é uma realização da Prefeitura em parceria com a Paróquia do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e conta com o apoio da Marinha do Brasil, da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros.



    Fonte: ASSECOM