CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/10/2016

    Bancários aceitam proposta proposta da Fenaban e encerram greve

    Greve durou 32 dias em todo o país, prejudicando várias pessoas (Foto: Divulgação)

    Os funcionários do Banco do Brasil e bancos privados - entre eles Bradesco, Itaú, HSBC, entre outros - de Campo Grande aceitaram a proposta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e encerraram a greve após 32 dias de braços cruzados, em paralisação geral em todo o Brasil.

    Com a decisão, tomada no início da noite desta quinta-feira (6), os bancários retornam ao trabalho já nesta sexta-feira (7). Além de Campo Grande, a greve deve acabar em outros 28 municípios da região e que integram o sindicato local.

    Ainda na noite desta quinta-feira (6), funcionários da CEF (Caixa Econômica Federal) realizam reunião para definir se também retornam ao trabalho - como são estatuários, os trabalhadores da Caixa realizam decisão em paralelo.

    Após longas negociações e negativas do Comando Nacional de Greve, a Fenaban apresentou proposta de 8% de reajuste, ainda abaixo dos 14,78% pedido, mas também ofereceu abono de R$ 3,5 mil, reajuste de 15% no vale-alimentação e de 10% no vale-refeição e auxílio-creche/babá para este ano.

    Para 2017, o acordo firmado nesta quinta prevê reposição integral da inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais 1% de aumento real.

    Além disso, foram feitas propostas relativas às condições de trabalho, como proteção dos funcionários no caso de reestruturação do quadro de funcionários, ampliação de ausências legais e o compromisso de ampliação da inclusão de mulheres nas funções gerenciais.



    Fonte: campograndenews
    por: Nyelder Rodrigues
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/economia/bancarios-aceitam-proposta-proposta-da-fenaban-e-encerram-greve