CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/10/2016

    APARECIDA DO TABOADO| Praça São Cristóvão e Praça Jardim das Flores recebem academia de reabilitação do idoso

    As academias visam oferecer mais qualidade de vida aos idosos. Na Praça São Cristóvão os aparelhos já estão todos instalados - Divulgação

    A Prefeitura de Aparecida do Taboado construiu na Praça São Cristóvão uma academia de reabilitação do idoso e dá andamento em outra na Praça do bairro Jardim das Flores. O Projeto Básico é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e foi executado através de dotação orçamentária do Fundo Municipal de Saúde para a instalação de equipamentos e materiais permanentes.

    A academia de exercícios visa oferecer um espaço para os idosos, por meio dos quais os profissionais possam realizar atividades físicas, buscando ampliar as políticas de Promoção à Saúde, com ênfase em dois eixos temáticos: a Prevenção de Quedas e a humanização das Unidades de Saúde.

    Tendo em vista que no município de Aparecida do Taboado boa parte de população é idoso, e, levando em consideração que o envelhecimento provoca perdas que levam à diminuição do equilíbrio e ao aumento da frequência de quedas em idosos, a Secretaria Municipal de Saúde notou a carência na educação física para a faixa etária, com o objetivo de diminuir o número de mortes e internações por doenças cardiovasculares e acidentes por queda, resolvendo implantar exercícios viáveis e técnicos para a prevenção nesta população, oferecendo mais qualidade de vida.
    As academias visam oferecer mais qualidade de vida aos idosos. Na Praça São Cristóvão os aparelhos já estão todos instalados - Divulgação

    A academia de reabilitação dos idosos compõe-se de cinco estações autoexplicativas de fácil entendimento e visualização, criadas de acordo com objetivos específicos para os quais aqueles exercícios se propõem. A prática dessas atividades prescindem, na maioria das vezes, da presença de médico e/ou fisioterapeuta, tornando a realização das mesmas mais acessíveis para toda a população. A população que faz uso de cadeiras de rodas (cadeirantes) tem acesso à praça por uma das suas entradas.

    Os aparelhos da estação de reabilitação também foram adaptados para atendê-los de forma adequada. Todos são feitos de madeira. Compõem cada academia: dois aparelhos de estação de barras paralelas, dois aparelhos de estação ergométrica, dois aparelhos de estação de rampa escada, duas unidades de estação de senta-levanta, duas unidades de estação de reabilitação com abrigo para aparelhos com dois rotores e duas escadas para dedo, além de dois kits de placas de instruções contendo sete placas autoexplicativas, sendo uma da praça e seis dos equipamentos.

    O município exigiu em edital que todos os equipamentos fossem instalados com uso de materiais da melhor qualidade, sendo estes fixados no solo com concreto. Segundo o secretário de Saúde, Luciano Silva, o município aguarda apenas a finalização da academia que está sendo montada na Praça do Jardim das Flores para inaugurar as obras.





    Fonte: ASSECOM

    Imprimir