CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    22/09/2016

    UEMS tem mais de 200 vagas abertas em nove mestrados e um doutorado

    Divulgação

    A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com inscrições abertas para 218 vagas em nove mestrados e um doutorado. Os Programas são em Dourados, Campo Grande, Aquidauana e Cassilândia, nas áreas de agrárias (mestrado e doutorado em Agronomia e mestrado em Zootecnia), Recursos Naturais (mestrado), Educação (mestrado profissional e acadêmico em Letras e Educação) e Saúde (mestrado profissional em ensino em saúde), para ingresso em 2017.

    Confira:

    Mestrado e Doutorado em Agronomia – Aquidauana

    O edital para seleção de interessados junto aos Programas de Mestrado e Doutorado em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal, ofertados na Unidade de Aquidauana, está com inscrições abertas até 19 de outubro.

    Para o curso de Mestrado, serão ofertadas um total de 23 vagas para candidatos que concorrem a bolsas do Programa e 6 vagas para candidatos que não concorrem a bolsas. Já o curso de Doutorado contemplará um total de 6 vagas para candidatos que concorrem a bolsas do Programa e 7 vagas para candidatos que não concorrem a bolsas. As aulas estão previstas para se iniciarem em março de 2017.

    Poderão se inscrever no processo seletivo do Programa em nível de mestrado, os graduados em Agronomia e áreas afins. Para concorrer para as vagas de doutorado, podem inscrever-se graduados em Agronomia ou áreas afins, com título de mestre em Agronomia. 


    Mestrado em Agronomia - Cassilândia 

    O Programa de Pós-Graduação em Agronomia está ofertando na Unidade de Cassilândia lançou 15 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de outubro.

    Com área de concentração em Sustentabilidade na Agricultura, o Programa objetiva formar recursos humanos capacitados na expansão de uma agricultura competitiva e sustentável, em duas linhas de pesquisas: Manejo de Culturas, Fitossanidade e Agrostologia; e Uso e Manejo da Água, Solo e Ambiente de Cultivo.

    Podem inscrever-se no processo seletivo os profissionais graduados em Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Zootecnia e Ciências Biológicas. Candidatos que estejam cursando o último semestre dos cursos de graduação citados também poderão se inscrever.


    Mestrado em Zootecnia - Aquidauana 

    Estão abertas, até 19 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo do programa de pós-graduação stricto sensu em Zootecnia, área de concentração em produção animal no cerrado-pantanal, nível de mestrado, em Aquidauana, com 30 vagas.

    O mestrado em Zootecnia tem por objetivo promover a criação de redes de pesquisa para diminuir os desequilíbrios regionais na oferta e desempenho da pós-graduação e atender à área de conhecimento que constitui a Ciências Agrárias. As linhas de pesquisas desenvolvidas pelo programa são: Produção de ruminantes no Cerrado e Pantanal e Produção de monogástricos e organismos aquáticos no Cerrado e Pantanal.


    Mestrado em Recursos Naturais - Dourados

    O Programa de Mestrado em Recursos Naturais está com inscrições abertas até 30 de setembro, para início das atividades no primeiro semestre de 2017.

    Será fixado o mínimo de dez vagas no geral, as quais serão preenchidas por ordem de classificação final no processo seletivo. Os candidatos podem optar por uma das três linhas de pesquisa do Programa: Ambientes Naturais; Produtos Naturais e Materiais; e Métodos Aplicados aos Recursos Naturais.

    Podem se inscrever os graduados nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências e Tecnologia dos Alimentos, Farmácia/Bioquímica ou Biomedicina. E também acadêmicos de graduação das áreas citadas que estejam cursando o último semestre do curso, cuja colação de grau ocorra antes das matrículas dos aprovados, previstas para fevereiro de 2017.


    ProfLetras - Dourados e Campo Grande

    Estão abertas até 22 de setembro as inscrições para o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) de Dourados (15 vagas) e Campo Grande (20 vagas).

    O ProfLetras é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

    É um curso semipresencial com aulas presenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. Ele é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 


    Mestrado em Letras – Campo Grande

    O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras, área de concentração em Linguagem: Língua e Literatura, nível de mestrado, recebe inscrições de 26 de setembro a 26 de outubro para as 45 vagas disponibilizadas, para a Unidade de Campo Grande.

    O Mestrado busca desenvolver projetos cujo objetivo seja compreender a diversidade de produções linguísticas, literárias e artísticas no Estado com a intenção de preservar e discutir como inerentes à construção de saberes que contribuam com o desenvolvimento social e cultural de Mato Grosso do Sul em sua interface com o restante do país.


    Mestrado Profissional em Educação – Campo Grande

    O processo seletivo do programa de pós-graduação stricto sensu mestrado profissional em educação – área de concentração: formação de educadores, nível de mestrado – da Unidade de Campo Grande está com inscrições abertas até 17 de outubro, com 25 vagas.

    O Programa está direcionado para a formação de educadores, com o objetivo de aprofundar estudos que busquem a melhoria da qualidade de ensino na educação básica. É organizado em duas linhas de pesquisa: Organização do Trabalho Didático e Formação de Professores e Diversidade.

    Poderão participar da seleção candidatos portadores de diploma de Cursos de Licenciatura, de qualquer área de conhecimento, devidamente autorizado e reconhecido pelo órgão competente, além do vínculo comprovado na educação básica


    Mestrado Profissional em Ensino em Saúde - Dourados

    As inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional, deverão ser realizadas até 03 de outubro de 2016, para as 18 vagas disponíveis.

    O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde, Mestrado Profissional, está enquadrado na área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem seu foco na aplicação do conhecimento, ou seja, na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos educacionais, que sejam implementados em situações reais de ensino. Está organizado em duas linhas de pesquisa: Formação em Saúde; e Práticas Educativas em Saúde.





    Fonte: ASSECOM