CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/09/2016

    Paralimpíada começa nesta quarta no Rio, com tour da tocha e abertura

    Chama paralímpica percorre a orla carioca antes de chegar ao Maracanã. Cerimônia de abertura será transmitida em telões no Boulevard do Porto. 

    Maracanã recebe nesta quarta-feira a Cerimônia de Abertura da Paralimpíada (Foto: Daniel Silveira/G1)

    Depois de pouco mais de duas semanas de intervalo, o Rio volta nesta terça-feira (7) a ficar imerso no clima esportivo. A tocha paralímpica percorre os últimos trajetos até o Maracanã, que recebe, a partir das 18h15, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paralímpicos.

    Antes de chegar ao estádio, a chama paralímpica vai percorrer grande parte da orla carioca. O revezamento terá início às 8h entre o Recreio e a Barra da Tijuca. No começo da tarde, ela chegará ao Leblon, de onde seguirá até Copacabana.

    Para a passagem da tocha, as vias na beira da orla ficarão interditadas ao tráfego de veículos – de 8h20 às 12h15 entre o Recreio e a Barra, e das 12h40 do Leblon a Copacabana.

    A cerimônia de abertura promete grandes surpresas. O espetáculo tem a direção criativa assinada por Marcelo Rubens Paiva, pelo artista plástico Vik Muniz e pelo designer Fred Gelli. Será dado grande destaque à capacidade de superação dos atletas portadores de deficiência visual, física, intelectual ou paralisia cerebral.

    Por causa da cerimônia, a Prefeitura do Rio preparou um esquema especial de trânsito no entorno do Maracanã. Diversas vias estarão interditadas, haverá pontos de bloqueio e áreas com estacionamento proibido.

    A interdição do trânsito no entorno do estádio vai ter início às 7h, com bloqueio total 14h. A recomendação para o público do evento é seguir para o estádio de trem ou metrô.

    Os Jogos Paralímpicos acontecem até o dia 18 de setembro. Irão competir 4.350 atletas de 176 países – o maior número de participação da história da Paralimpíada. Fazem parte do progra,a de competições 22 modalidades esportivas, sendo a canoagem e o triatlo as novidades em relação à edição anterior.

    Quem ainda não garantiu ingressos para assistir aos jogos, ainda pode fazê-lo. Para adquirir, é necessário ter mais de 18 anos, com CPF, e ter cadastro no site www.rio2016.com/ingressos. Por meio do site, o pagamento pode ser feito em até 3x no cartão de crédito.
    Boulevard na Região Portuária promete voltar a atrair multidão durante a Paralimpíada (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

    Festa nas ruas

    Depois do sucesso nos Jogos Olímpicos, o Boulevard Olímpico do Porto Maravilha volta a ser palco de intensa programação festiva na Paralimpíada. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas passem por lá até o fim dos Jogos.

    Quem não tem ingresso para assistir à Cerimônia de Abertura no Maracanã, poderá acompanhar por lá a transmissão ao vivo do espetáculo, previsto para começar às 18h15.

    A festa, porém, começa bem mais cedo. Às 15h haverá o show Samba de Donanna. Às 16h30, se apresentam os Embaixadores da Alegria com Rodrigo Sha. O público conta ainda com diversas outras atrações culturais, além de Food Trucks e bares espalhados ao longo do Porto Maravilha.

    Há festa também no Boulevard Olímpico Miécimo da Silva, em Campo Grande, na Zona Oeste. Veja a programação completa.



    Do G1 Rio