CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/09/2016

    Bumlai volta para a carceragem da PF nesta terça-feira, afirma advogado

    Pecuarista estava em prisão domiciliar para tratamento médico em SP.  Ele deve passar por uma perícia solicitada pelo MPF ainda nesta terça.

    Pecuarista José Carlos Bumlai é réu na Lava Jato (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

    O pecuarista José Carlos Bumlai vai voltar para a carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, nesta terça-feira (6), segundo o advogado Edward de Carvalho. Bumlai foi alvo da 21ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em novembro de 2015, e está em prisão domiciliar desde março deste ano devido ao tratamento contra um câncer na bexiga.

    O pecuarista responde pelos crimes de corrupção passiva, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. Por causa de complicações no tratamento, Bumlai teve o retorno à prisão adiado por duas vezes pelo juiz Sérgio Moro.

    Ele deve chegar à carceragem por volta das 10h, segundo o advogado Edward. A defesa disse que o cliente ainda não está totalmente recuperado do tratamento e que existe a suspeita de outro tumor. "Pedimos uma perícia médica", relatou o advogado.

    Ainda nesta terça, Bumlai deve passar por outra perícia média solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) para avaliar as reais condições de saúde. O procedimento foi autorizado pelo juiz Sérgio Moro.

    "(...) este órgão ministerial [MPF] já apontara as estranhas peculiaridades da situação médica do nominado que, diante da cessação dos motivos que o mantiveram em prisão domiciliar, sem laudos de exames realizados, informara a necessidade de realização de tratamento em suposto problema cardíaco, o que ocorreria por 12 semanas", disse o MPF.

    A Procuradoria também diz que as doenças surgiram só depois do decreto de prisão. "Causa ainda maior perplexidade a reiterada descoberta de novos problemas de saúde ou o início de tratamento de doenças apenas após a decretação da prisão preventiva do investigado", diz.

    Investigação

    Réu na Lava Jato, Bumlai é acusado de ter contraído um empréstimo fraudulento no Banco Schahin de R$ 12 milhões em 2004. O destinatário final do dinheiro, segundo o Ministério Público Federal (MPF), foi o Partido dos Trabalhadores (PT).

    Com relação à acusação de obstrução à Justiça, além do pecuarista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Édson Ribeiro e o filho do pecuarista Maurício Bumlai também são réus na ação penal.

    No dia 17 de agosto, Bumlai depôs sobre o sítio frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Atibaia (SP), na sede da Polícia Federal em São Paulo. A Operação Lava Jato apura se Bumlai pagou por obras de reforma no sítio e se o imóvel foi dado ao ex-presidente em troca de contratos fechados pela Odebrecht e pela OAS junto à Petrobras.

    O sítio está em nome de sócios de um dos filhos de Lula, Fábio Luis Lula da Silva, mas os investigadores suspeitam que o ex-presidente seja o real proprietário e tenha omitido o fato das declarações de renda. Lula nega, e diz que ele e a família frequentam o espaço na condição de amigos dos proprietários.




    Do G1 PR
    Por: Adriana Justi