CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/09/2016

    Biblioteca Sicredi vai ao encontro de colaboradores e associados

    Acervo com mais de 13 mil itens oferece consulta on-line e serviço de empréstimo via malotes 

    Reprodução

    A Biblioteca Sicredi, localizada fisicamente no Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre (RS), possui um acervo de mais de 13 mil itens entre livros, periódicos e materiais multimídia. Todos os títulos estão à disposição dos 3,3 milhões de associados da instituição financeira cooperativa, que incluem os colaboradores do Sicredi.

    Para garantir o acesso de todos ao acervo, além da estrutura física, a biblioteca oferece pesquisa dos títulos do acervo por meio de uma plataforma digital, pedido via e-mail e realiza ainda o empréstimo dos itens via malotes.Funciona da seguinte maneira: primeiramente, os colaboradores e associados devem se cadastrar, respectivamente, na Rede Colaborativa do Sicredi e na UA a qual são associados. Feito isso, eles podem realizar a pesquisa no acervo pelo site http://memoria.sicredi.com.br. Além da consulta aleatória, existe a possibilidade da pesquisa ser refinada, pela busca de obras por nome do autor, título ou assunto.

    Uma vez escolhidos os itens, o pedido de empréstimo pode ser feito via e-mail e a biblioteca fica encarregada de enviar o material até as Centrais/Cooperativas de Crédito e UAs, indicados no cadastro inicial. No caso dos associados, a unidade avisa assim que o material chegar e basta ir até a unidade de atendimento para retirar o material. Já os colaboradores do Centro Administrativo, na capital gaúcha, podem ir pessoalmente até a biblioteca para fazer o empréstimo que, em ambos os casos é gratuito.

    “Nossa proposta é oferecer uma biblioteca cooperativa, moderna e inovadora, além de rica em títulos de acervo. Até 2011, o cadastro e envio de itens só era possível aos colaboradores e nós conseguimos expandir esse serviço aos associados para fomentar a literatura cooperativista e promover a leitura – em seus diversos gêneros – como meio de valorização e desenvolvimento das pessoas”, destaca Carlos Magni, diretor-executivo de Gestão de Pessoas da Confederação Sicredi.

    A Biblioteca Sicredi foi criada em 2004 e são registradas, mensalmente, cerca de 1.700 movimentações de itens – entre empréstimos, renovação e reserva de materiais, que também podem ser solicitados via e-mail. Além de livros voltados, especificamente, para o cooperativismo de crédito, o acervo possui também obras que englobam temas de diversas outras áreas do conhecimento, como Direito, Gestão de Pessoas, TI, Finanças, Marketing, Contabilidade, Educação, Literatura, Cooperativismo, entre outros.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Gabriela Borsari