CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/09/2016

    Bancários iniciam greve e caixa eletrônico é alternativa para clientes

    Agências do Centro já estão adesivadas.(Foto: Marcos Ermínio)

    Bancários sindicalizados entram em greve hoje, por tempo indeterminado, em Campo Grande. Serviços de atendimento pessoal serão prejudicados, mas os clientes podem recorrer a alternativas para garantir o pagamento das contas em dia.

    De acordo com o sindicato dos bancários, dirigentes se reúnem a partir das 8h em frente as agências para conversar com clientes e trabalhadores que não aderiram a greve, e explicar os motivos da paralisação. Não é permitido impedir a entrada de pessoas nas agências.

    Hoje é o quinto dia útil de setembro, data em que a maioria dos trabalhadores recebem e efetuam pagamento de contas. Para não perder o prazo, clientes podem recorrer aos caixas eletrônicos, correspondentes bancários e lotéricas.
    Sindicalistas estarão em frente das agências a partir das 8h. (Foto: Marcos Ermínio)

    Ainda segundo o Sindicato dos Bancários, somente a partir das 10h será possível precisar a quantidade de agências e funcionários que irão aderir à paralisação.“Conforme for tendo o início do expediente saberemos quantos e quais agências aderiram à greve", explica a secretária-geral do Sindicato dos Bancários, Neide Maria Rodrigues.

    Não há previsão para os trabalhadores retomarem as atividades, o que vai depender de negociações com a Federação dos Bancários. A greve do setor é nacional.

    Reivindicações 

    Como acontece todo ano neste mesmo período, os bancários enviaram à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) uma proposta de reajuste salarial de 14,78%, sendo 5% de aumento real e 9,78% de correção da inflação. Porém, o índice proposto pela federação foi de 6,5%, rejeitado pela classe.

    Além do reajuste total de 14,78% no salário e benefícios, a categoria pede também combate às metas abusivas e ao assédio moral, fim das demissões, ampliação das contratações, combate às terceirizações e à precarização das condições de trabalho, além de mais segurança nas agências bancárias e auxílio educação.

    A categoria entregou a pauta de reivindicações no dia 9 de agosto. A data-base da categoria é setembro e a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) tem validade nacional.



    Fonte: campograndnews
    por: Priscilla Peres
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/economia/bancarios-iniciam-greve-e-caixa-eletronico-e-alternativa-para-clientes