CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/08/2016

    ECONOMIA| Abertura de empresas bate recorde no país e MS aparece na 16ª posição

    Pulverização de lojas acontece não só no Centro, como também nos bairro. Na rua da Divisão, por exemplo, o comércio tem crescido. (Foto: Marcos Ermínio)

    A criação de empresas no primeiro semestre do ano atingiu nível histórico no Brasil. Segundo dados do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, foram criados 1.020.740 novos empreendimentos no país. Mato Grosso o Sul aparece na 16ª posição, entre os estados que mais contribuíram para esse desempenho.

    Conforme os números divulgados hoje, o Estado registrou 13.685 novos empreendimentos entre janeiro e julho de 2016. Diante desse número, teve participação de 1,3% no total de empresas abertas no país. São Paulo teve participação de 28,1%, com voluma totalizando 287.078 novos negócios no semestre.

    Economistas da Serasa Experian atribuem o aumento recorde na abertura de empresas, ao chamado empreendedorismo de necessidade. Isso significa que devido ao fechamento de diversas vagas de emprego no mercado formal, muitas pessoas decidiram abrir seu próprio negócio como forma de gerar renda.

    Por isso, a empresa leva em consideração também os dados de novos MEIs (Microempreendedores Individuais), que tiveram crescimento nacional de 9,1% neste ano. O setor de Serviços é o que mais abriu empresas neste ano, com destaque para alimentação, instalações elétricas e confecções em geral.

    Na comparação entre o primeiro semestre de 2016 e de 2015, Mato Grosso do Sul apresenta percentual de crescimento de 2,6%, menor que a média anual que é de 3%. O melhor desempenho é do Amapá, com crescimento de 25,6%.




    Fonte: campograndenews
    por: Priscilla Peres
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/economia/abertura-de-empresas-bate-recorde-no-pais-e-ms-aparece-na-16a-posicao

    --