CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/07/2016

    Próximo curso da ‘Cozinha Experimental’ apresenta receitas vegetarianas

    O programa de prevenção tem o objetivo de despertar o interesse por uma alimentação saudável, gerando assim, maior qualidade de vida.

    Divulgação/Arquivo

    O próximo curso do programa de prevenção “Cozinha Experimental”, que acontece na próxima terça-feira (02), será dedicado à alimentação vegetariana. O programa é desenvolvido pela Caixa dos Servidores e tem o objetivo de despertar o interesse por uma alimentação saudável, gerando assim, maior qualidade de vida. A “Cozinha Experimental” acontece no Centro de Prevenção em Saúde da Cassems, que fica na Rua Abrão Júlio Rahe, 97, às 18h30. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584. O valor da inscrição é de R$ 30,00.

    O vegetarianismo é uma alimentação baseada no consumo de produtos de origem vegetal, sem a inclusão de carne animal. Os vegetarianos adotam esse regime alimentar por diferentes razões, principalmente por respeito à vida dos animais. São várias as dietas vegetarianas, dependendo dos produtos consumidos: a ovolactovegetariana exclui todos os tipos de carne, mas inclui ovos, leite e laticínios; a lactovegetariana exclui todos os tipos de carne e o ovo, mas consome-se leite e seus derivados; há também a dieta vegetariana radical que exclui todos os produtos de origem animal, ovos, laticínios e mel.

    A nutricionista e coordenadora de Nutrição da Cassems, Eliana Dias, explica qual o melhor caminho para quem quer adotar uma dieta vegetariana. “A melhor forma de rumar ao vegetarianismo é optar por uma dieta ovolactovegetariana, que inclui, além dos vegetais, pratos à base de derivados de leite e ovos. Dessa forma, a pessoa não ficará sem as proteínas animais presentes nas carnes”, explica Eliana.

    Eliana conta ainda quais são os alimentos que devem ser incluídos na dieta de quem quer eliminar a carne da alimentação. “Para quem quer abdicar de comer carne, eu indico a inclusão, diariamente, de alimentos fontes de cálcio, como o leite, vegetais, folhas escuras, soja e amêndoas, e alimentos ricos em vitamina B12, como peixes e ovos, e em vitamina C, como as frutas cítricas. Então, uma alimentação balanceada para quem quer para de comer carne deve conter alimentos como a soja, feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, tofu, entre outros”, finaliza a nutricionista.

    Serviço

    O programa de prevenção ‘Cozinha Experimental’ acontece no Centro de Prevenção em Saúde da Cassems, que fica na Rua Abrão Júlio Rahe, 97, às 18h30. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584. O valor da inscrição é de R$ 30,00.



    Fonte: ASSECOM

    --