CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    08/07/2016

    Laboratório de esgoto da Águas Guariroba conquista acreditação

    Divulgação

    O laboratório de efluentes da Águas Guariroba é o primeiro de Mato Grosso do Sul a ser acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). São sete processos de análise acreditados para o monitoramento da qualidade do efluente que sai das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e voltam para o meio ambiente da Capital.

    Conforme a gerente de operações da concessionária, Francis Faustino Yamamoto, a conquista da acreditação mostra que a Águas Guariroba segue padrões internacionais na realização dos processos garantindo confiabilidade perante a todos os órgãos ambientais.

    “Com isso, as análises dos parâmetros acreditados são inquestionáveis. A empresa alcançou a excelência no setor de análises laboratoriais com a acreditação dos laboratórios de água e esgoto. Nós queremos avançar, aumentando o nosso escopo e receber a cobertura para todas as análises realizadas”, afirmou Francis. Em abril, o laboratório de qualidade da água foi acreditado em 15 processos.

    O laboratório de efluentes da Águas Guariroba recebeu a acreditação para sete análises e coleta de amostras. Renato Ozório Vilela, químico responsável pelo laboratório, explica que a acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento da competência para realizar as atividades e ensaios. Os processos acreditados foram DBO (Demanda bioquímica de oxigênio), oxigênio dissolvido, PH, turbidez, sólidos totais, sólidos sedimentáveis, temperatura e retirada de amostras.

    “A acreditação traz ainda mais credibilidade para a realização das análises e confiabilidade nos resultados obtidos. É uma certificação de que o ensaio está sendo feito corretamente e que todo o processo analítico também foi aprovado pelo Inmetro”, afirmou Vilela.

    Em média, o laboratório de efluentes da Águas Guariroba, que fica na ETE Los Angeles, realiza 150 coletas de amostras por mês e faz mais de 1.000 análises. Além de monitorar a qualidade do efluente, o local realiza a análise da qualidade dos córregos de Campo Grande para o programa Córrego Limpo, da Prefeitura.

    Por dia, a Águas Guariroba trata, em média, mais de 78,4 milhões de litros de esgoto em duas estações. A rede de coleta já atende mais de 80% dos imóveis de Campo Grande.



    Fonte: ASSECOM
    Por: Rogério Valdez

    --