CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/07/2016

    Ao governador, Petrobras garante que vai terminar obra de fábrica em MS

    Presidente da estatal também deu boas notícias para o setor de gás natural

    Governador, secretário e presidente da MSGÁS participaram de reunião hoje no Rio de Janeiro.(Foto: Governo MS)

    Em reunião com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) hoje, o presidente da Petrobras Pedro Parente, garantiu que irá concluir a obra da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados em Três Lagoas - distante 338 km de Campo Grande. Disse ainda que as negociações com empresas privadas parceiras estão avançando.

    O presidente da estatal tranquilizou a comitiva sul-mato-grossenses, ao dizer que não é do interesse da Petrobras ter obras paralisadas e que esta será concluída. Para isso, estão em andamento negociações com empresas privadas interessadas em terminar as obras, paralisadas desde dezembro de 2014.

    Durante a reunião desta manhã, Parente confirmou que a empresa negocia com a Bolívia que tem mostrado interesse na UFN 3. "Se eles não entrarem como parceiros para terminar a obra, vão atuar no fornecimento de gás natural", explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

    Em paralelo a isso, acontecem negociações com o Consórcio Galvão/Sinopec, empresas que construíram a fábrica até a rescisão do contrato com a Petrobras. De acordo com Jaime, a estatal afirmou que ainda tem pendências com o consórcio e que tenta resolvê-las para firmar contrato com um novo parceiro.

    Durante a reunião, o governador lembrou da dívida de R$ 36 milhões deixada pelo consórcio com empresários da região. O caso ainda está na Justiça e depende da Petrobras e das empresas do consórcio para resolver.

    Apesar de não dar datas para terminar a obra, a previsão é de as pendências sejam resolvidas em médio prazo. De acordo com o governo do Estado, são necessários R$ 700 milhões para que a unidade entre em operação.

    Gás Natural 

    Outra decisão importante dada hoje pela Petrobras é de que a MSGÁS (Companhia de Gás Natural de MS) não está nos planos de desinvestimento da estatal e que está garantido o fornecimento dos 340 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural aos clientes.

    Para o presidente da MSGÁS, Rudel Trindade as afirmações do presidente tranquilizam clientes e investidores. "A Petrobras nos garantiu que vai dar todo o apoio para novas negociações e que haverá gás suficiente para os novos clientes", afirma Rudel ao lembrar que a companhia de MS é uma das que mais cresce no país, por isso é importante ter garantias sobre o fornecimento.

    O presidente da estatal também deixou claro que pretende abrir o mercado de gás natural, deixando de ser a única importadora da Bolívia. Com isso, a compra seria feita diretamente pelas distribuidoras ou indústrias interessadas.

    Para o secretário Jaime Verruck a mudança será positiva para o Estado. "A tarifa não vai mais ser unificada e o custo do transporte será inserido nisso. Para nós será bom, já que vamos gastar menos com transporte, tendo uma posição competitiva no mercado".


    Fonte: campograndenews
    Por: Priscilla Peres
    Link original: http://www.campograndenews.com.br/economia/ao-governador-petrobras-garante-que-vai-terminar-obra-de-fabrica-em-ms

    --