Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    01/06/2016

    NOVA ALVORADA DO SUL| Agricultura Familiar: Produtores assinam projetos da 4ª Chamada Pública para aquisição de produtos para merenda escolar

    Divulgação

    ​A Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Agraer, realizaram na segunda-feira (30) a assinatura dos projetos técnicos para aquisição da produção das famílias da agricultura familiar e agricultores tradicionais, através da 4ª Chamada Pública, beneficiando assim mais de 35 produtores dos Assentamentos Bebedouro, Banco da Terra, Sucesso, Santa Luzia, Pan, Pana, Volta Redonda e chácaras do município.

    A chamada pública foi instituída pela Lei Federal n° 11.947/2009, que determina que 30% da merenda escolar seja comprada diretamente dos agricultores familiares com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, transferidos aos municípios brasileiros pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.
    Divulgação

    Em Nova Alvorada do Sul as chamadas públicas passaram a existir somente na administração do prefeito Juvenal Neto (PSDB), diante da preocupação de fortalecer e valorizar as famílias que vivem da agricultura familiar. Além disso, o transporte das hortaliças até as escolas é realizado com veículos próprios da Prefeitura, evitando assim transtornos aos produtores. Nesta 4ª edição serão acrescentados produtos processados como polpa de frutas, colorau, mandioca descascada, farinha de mandioca e, pela primeira vez leite pasteurizado, por estarem dentro das normas do CEPAF.
    Divulgação

    O prefeito Juvenal Neto disse que sua administração tem tido um olhar diferenciado para os nove assentamentos do município por acreditar que os pequenos, assim como os médios e grandes produtores, são fundamentais para a economia do município. 

    "Nós estamos buscando o apoio da Agraer para que juntos possamos garantir muito mais melhorias para as famílias que vivem da agricultura familiar. Essa é nossa forma de trabalhar, buscando o bem das pessoas que vivem na cidade e no campo." - conclui Neto.

    Neto afirma que o sucesso desse trabalho é fruto da parceria das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Educação e Agraer. "Cada equipe tem se dedicado em fazer o melhor para todos e agora estamos colhendo o resultado. Serão mais de mais de R$ 600 mil nestes quatro anos da nossa gestão, já que na administração anterior foi zero. Esperamos que estes números sejam ainda maiores nos próximos anos."

    Todo o trabalho realizado conta com a participação da engenheira agrônoma da Prefeitura Marina Nicolai, nutricionista da Educação Anuska Reis e equipe da Agraer, Elismeia de Lima Borges, Álvaro Wosniak, João Marcelo Beltrame e Thainara Farias Rocha, além do acompanhamento do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Irani Pereira da Silva. 



    Fonte: ASSECOM
    Por: Juciley Pereira Magalhães