CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    23/05/2016

    Temer diz que Jucá fica afastado até que informações 'sejam esclarecidas'

    Presidente em exercício diz em nota que 'afastamento' foi pedido por Jucá. Ministro, que voltará ao Senado, anunciou 'licença', mas pedirá exoneração.

    presidente em exercício, Michel Temer  - Arquivo

    O presidente em exercício, Michel Temer, divulgou nota no início da noite desta segunda-feira (23) na qual informa sobre o "afastamento" do ministro do Planejamento, Romero Jucá, "até que sejam esclarecidas as informações divulgadas pela imprensa".

    Na nota, Temer elogia a "dedicação" e o trabalho "competente" do ministro. "Conto que Jucá continuará, neste período [de afastamento], auxiliando o Governo Federal no Congresso de forma decisiva, com sua imensa capacidade política", diz o presidente em exercício na nota.

    Ao anunciar a saída do ministério, Jucá afirmou que entrará em "licença", embora tenha dito que, "tecnicamente", vai pedir exoneração porque voltará a exercer o mandato de senador pelo PMDB-RR. Segundo o Blog do Camarotti, essa solução foi uma "saída honrosa" porque Jucá não voltará, e o governo já procura um substituto.

    Nesta segunda-feira, o jornal "Folha de S.Paulo" informou que, em diálogo com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, Jucá sugere um "pacto" para tentar barrar a Operação Lava Jato. Mais cedo, em entrevista coletiva, Jucá havia dito que não tinha nada a temer e não pretendia deixar o comando do ministério.

    Nota

    Leia a íntegra da nota divulgada pelo presidente em exercício Michel Temer.

    Nota à Imprensa

    O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Romero Jucá, solicitou hoje afastamento de seu cargo, até que sejam esclarecidas as informações divulgadas pela imprensa. Registro o trabalho competente e a dedicação do ministro Jucá no correto diagnóstico de nossa crise financeira e na excepcional formulação de medidas a serem apresentadas, brevemente, para a correção do déficit fiscal e da retomada do crescimento da economia. Conto que Jucá continuará, neste período, auxiliando o Governo Federal no Congresso de forma decisiva, com sua imensa capacidade política.

    Michel Temer
    Presidente da República em Exercício





    Do G1, em Brasília