Notícias, acidentes, economia, política, policial, concursos, empregos, educação, ciência, saúde e cultura.

CG,

  • LEIA TAMBÉM

    30/05/2016

    João Grandão representa MS em debate sobre educação em Minas Gerais

    Elmano de Freitas da Costa (PT-CE), Luciane Maria Carminatt (PT-SC) e João Grandão (PT-MS)

    Hoje (30/05), o deputado estadual João Grandão (PT/MS) representou a ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) na abertura do debate público “Base Nacional Comum Curricular: em busca da qualidade e da equidade na educação”, realizando na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Em sua fala, o deputado questionou como serão abordados os temas como a igualdade racial e educação escolar indígena. João Grandão também aproveitou a oportunidade para destacar a importância de a base comum levar em conta a questão da diversidade no Brasil. 

    “Representamos Mato Grosso do Sul nesse grande debate com o objetivo de levar ao nosso Estado o que foi discutido aqui, bem como os encaminhamentos resultantes dos debates entre representantes de entidades, deputados de vários Estados, além dos professores de Minas Gerais e do público em geral. Não poderíamos deixar de levantar questionamentos a respeito daquilo que nos atinge diretamente, como a questão da educação escolar no campo, que não pode ser deixada em segundo plano, além da educação escolar indígena, já que Mato Grosso do Sul abriga mais de 70 mil pessoas autodeclaradas indígenas, segundo dados do IBGE do ano de 2010”, comenta o deputado João Grandão.

    Compuseram a mesa de abertura nesta manhã o presidente da Comissão de Educação da ALMG, deputado Paulo Lamac (Rede); os deputados João Grandão (PT-MS), Elmano de Freitas da Costa (PT-CE) e Wilson Santos (PSDB/MT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso; o supervisor da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Renato Barbosa; a diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Suely Duque Rodarte e o comandante da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Eduardo César Reis.

    Durante o debate de abertura, deputados estaduais, gestores, educadores e entidades manifestaram preocupação com possíveis retrocessos nas discussões sobre a educação diante do cenário político atual e advertiram para a necessidade de se investir em qualidade do ensino, tendo em vista que a universalização já foi alcançada nas etapas iniciais da educação.

    A deputada Luciane Maria Carminatt (PT-SC) comentou o cenário político atual do Brasil. “Nessa discussão da base curricular queremos lamentar a ruptura democrática no País e mostrar preocupação com quem ficará e como ficará tudo aquilo que foi construído até agora”, afirmou a representante de Santa Catarina após fazer um histórico dos debates e marcos legais construídos para a área de educação nos últimos anos, como a própria LDB (Lei de Diretrizes Básicas) e o Sistema Nacional de Educação (SNE).



    Fonte: ASSECOM