CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/05/2016

    Estônia – Vida, Prosperidade, Desenvolvimento e... Internet!

    Tallinn, capital da Estônia

    A Estônia é um pequeno país do leste europeu, situada ao sul da Finlândia, sendo o mais setentrional dos estados bálticos, com uma história contemporânea de progresso humano e material que vem exaltando-a no cenário global, e tornando-a conhecida por seus elevados índices de desenvolvimento humano, padrão de vida superior, prosperidade social, profissional e financeira, e desempenho econômico de primeiro mundo. Sendo uma nação em franco desenvolvimento, e um dos membros mais proeminentes da União Europeia, a Estônia surpreende não apenas por tratar-se de um pequeno país com aproximadamente um milhão e trezentos mil habitantes, mas por percorrer decidida e peremptoriamente uma trilha resoluta de evolução e progresso, que têm deixado o mundo perplexo e observando-a atentamente, tomando-a como exemplo em diversas questões políticas, comerciais, executivas e administrativas.

    Como um estado político indubitavelmente muito bem organizado e estruturado, com responsabilidades sociais que definem um número razoável de obrigações civis, ao partilhar princípios e deveres morais comuns entre os cidadãos, mas partindo de um patamar de excelência que compete ao estado, um dos pontos primordiais para o progresso do país é a iniciativa, fator fundamental e primordial em diversos setores da sociedade estoniana, que agrega valores dinâmicos às engrenagens funcionais que mantém o país, especialmente quando abordamos a questão do empreendedorismo. Ao contrário do Brasil, por demais combalido e em vigoroso declínio por conta da crise econômica e da elevada carga tributária exigida das empresas, na Estônia, além do empreendedorismo ser altamente incentivado, não existem interferências nocivas por parte do governo, que leva a iniciativa privada muito a sério. Por essas e outras razões, a economia no estado báltico, que têm uma das maiores receitas do mundo, e que sustenta, e por conseguinte financia, um dos mais elevados e qualitativos padrões de vida do planeta, não para de crescer. Onde o progresso é uma realidade factual, e o desenvolvimento não enfrenta restrições, o setor privado, em particular, não conhece o retrocesso há mais de uma década, especialmente quando o segmento em questão é a internet. 
    Interior da sede da Skype, em Tallinn, Estônia

    Considerada um dos países com maior número de habitantes per capita com acesso a internet na Europa e no mundo, Tallinn, a capital, centro financeiro, administrativo e político da Estônia, consagrou-se como o Vale do Silício europeu, tendo o maior número de startups por pessoa no continente. Lar de diversas empresas e companhias que têm aplicativos para a internet como negócio, um de seus maiores exemplos de sucesso é a Skype, software que transmite mensagens de texto e vídeo, e que ultrapassou a marca dos seiscentos milhões de usuários. Com um desenvolvimento tecnológico e virtual que transcende os patamares estabelecidos do setor, Tallinn está entre as dez cidades líderes do mundo em evolução e primazia digital, sendo um polo mundial da tecnologia da informação.

    Com o desenvolvimento do setor em franca ascensão, em 2008 a OTAN decidiu criar na Estônia um centro de defesa contra crimes cibernéticos. Apesar de não serem restritivas, e estarem de fato entre as mais toleráveis e flexíveis do mundo, o governo estoniano possui uma legislação que visa regular e monitorar o uso da web, tendo uma preocupação salutar na manutenção lícita de conteúdo, visando coibir o tráfego de material violento, discriminatório, ofensivo e questionável, que muito facilmente dissemina-se on-line. 

    Apesar do fato da Estônia estar se sobressaindo em caráter global na área da Tecnologia da Informação, evidentemente em muitas outras áreas, como indústria, educação e turismo, percebe-se um pleno e conceituado desenvolvimento. Não mais visto como um pequeno país periférico sem influência ou relevância global, a notória e consistente ascensão do pequeno estado báltico em diversas áreas tecnológicas e humanas é não apenas intrigante e promissora, como promete adquirir potencial para causar enorme impacto, progresso e benefício em diversas partes do mundo, na mesma proporção de suas capacidades logísticas, políticas, humanitárias e econômicas. Sendo uma nação que muito em breve poderá ocupar um lugar entre as mais desenvolvidas, ficar de olho na Estônia, em seu progresso, e no que ela tem a oferecer certamente nos tornará pessoas melhores, mais flexíveis no que compete às futuras possibilidades e certamente mais predispostas ao conhecimento. Com este promissor cenário que se desenvolve à sua frente, podemos apenas torcer para que a Estônia prossiga em sua trajetória de progresso e desenvolvimento, e que encontre livre e desimpedido o seu caminho, rumo às diretrizes e possibilidades que a conduzirão inconteste à aurora do século 21.