O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja homologou o Decreto Municipal Nº 101/2016 de 28 de março em que o Prefeito Ari Basso decretou "Situação de Emergência em partes das áreas rurais do município de Sidrolândia afetadas por chuvas intensas" O Decreto confirmando a Situação de Emergência foi divulgado na edição desta quarta feira (27) do Diário Oficial do Estado.
A Situação de Emergência no município foi decretado em razão dos estragos provocado pelas fortes chuvas que caíram no município nos meses de novembro e dezembro do ano passado até fevereiro deste ano provocando estragos em estradas, rodovias, travessões e pontes em toda a zona rural. Segundo o decreto, houve danos nas estradas vicinais e pontes de acesso que ligam os assentamentos Eldorado e imediações, São Pedro, Capão Bonito II, Serra da Urca, Barra Nova e João Batista, além das regiões da Fazenda Lindóia e do Serrote.
Essas condições precárias da malha viária, conforme o decreto, afetaram diretamente 3,4 mil famílias que moram nestas regiões e impediram, em razão da falta de condições para a passagens dos ônibus do transporte escolar, que mais de 2 mil alunos frequentassem as escolas por cerca de 45 dias, entre fevereiro e março, fazendo, na época, com que as aulas fossem suspensas. As aulas foram retomadas depois, com a execução de serviços emergenciais por parte da prefeitura e governo do estado.
Além disso, o decreto ressalta que esses danos afetaram diretamente também a principal atividade econômica do município, a agricultura, já que os produtores enfrentaram grandes dificuldades para se deslocarem e executarem procedimentos como o manejo das lavouras, escoamento da safra e comercialização dos produtos.
O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Isaías Ferreira Bittencourt, informou que a homologação possibilita uma maior mobilização dos órgãos estaduais nas ações de resposta ao problema. Destes municípios, o estado homologou, com o reconhecimento de Sidrolândia, a situação de 36 cidades e o Governo Federal reconheceu o decreto de 26 municípios.
![]() |
Foto: Cezar Dias |
![]() |
Foto: Cezar Dias |
Fonte: ASSECOM
Por: Cid Pinheiro