O programa de prevenção tem o objetivo de despertar o interesse por uma alimentação saudável, gerando assim, maior qualidade de vida.
![]() |
| Foto: Ernesto Franco |
O programa de prevenção “Cozinha Experimental” realiza na terça-feira (19) mais um curso da temporada 2016. Desta vez, o tema será Cozinha sem glúten. O programa é desenvolvido pela Caixa dos Servidores e tem o objetivo de despertar o interesse por uma alimentação saudável, gerando assim, maior qualidade de vida. As aulas acontecem no Centro de Prevenção em Saúde da Cassems, na Rua Abrão Júlio Rahe, 97, sempre às 18h30. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584. O valor da inscrição é de R$ 30,00.
Para a nutricionista responsável pelo curso, Melissa Cappi, atualmente se fala muito em dieta sem glúten, porém, o cuidado com uma boa alimentação vai além de modismos, até porque, o glúten tem função importante para o nosso organismo.
“A dieta sem glúten é mais modismo. As pessoas geralmente dizem que comem glúten e ficam inchadas, que retém líquido e isso acontece porque ele é uma proteína de difícil digestão, mas só em quem realmente tem intolerância ou a doença celíaca. As pessoas acham que o glúten engorda, mas, na verdade, ele não engorda, o quê engorda é o excesso de comida. O glúten tem uma função muito importante para o intestino, então, se eu não tenho intolerância ou uma doença celíaca, não tem porque tirá-lo, porque ele vai fazer falta. O glúten ajuda no melhor funcionamento do intestino e também na absorção de nutrientes”, explica Melissa.
Melissa conta ainda que, por ser uma dieta que está na moda, as pessoas tiram o glúten da alimentação e não o substituem, por isso, quem for ao curso vai ensinar a fazer essas substituições.
“Neste curso, eu vou ensinar receitas para que as pessoas possam fazer uma dieta mais equilibrada, porque, geralmente, as pessoas tiram o glúten e não o substituem. O glúten está presente em farinhas, na aveia, no macarrão, então, a gente pode substituir a farinha de trigo pela fécula de mandioca ou pela farinha de arroz. A gente consegue fazer receitas saborosas e nutritivas sem perder nutrientes. O pão com linhaça dourada sem glúten, por exemplo, nós substituímos a farinha de trigo pela de arroz e o óleo pelo iogurte desnatado. Esse pão não precisa crescer e nem sovar, é só misturar os ingredientes secos, depois os molhados e colocar no forno para assar”, conta a nutricionista.
Serviço
O programa de prevenção acontece no Centro de Prevenção em Saúde da Cassems, na Rua Abrão Júlio Rahe, 97, sempre às 18h30. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584. O valor da inscrição é de R$ 30,00.
