CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    28/03/2016

    Sérgio Moro manda investigações de duas fases da Lava Jato para o STF

    Investigação da operação Acarajé e Xepa envolvem políticos. Juiz tomou decisão após PF juntar nos inquéritos as planilhas apreendidas.

    Reprodução/TVGlobo

    O juiz Sérgio Moro mandou as investigações de duas fases da Operação Lava Jato, que envolvem políticos, para o Supremo Tribunal Federal. O da operação 'Acarajé', que é a 23ª fase e a 'operação Xepa', da última fase, deflagrada na semana passada. 

    O juiz tomou esta decisão depois que a Polícia Federal juntou nos inquéritos, planilhas apreendidas na casa do executivo afastado da Odebrecht, Benedicto Barbosa Júnior, que retratam pagamentos efetuados a agentes políticos, alguns com foro privilegiado.

    No despacho desta segunda-feira (28), Moro afirma mais uma vez que é 'prematura qualquer conclusão quanto à natureza' destes pagamentos. As listas trazem nomes de mais de 200 políticos.

    Moro afirma que seria preciso aprofundar as apurações para remeter os processos apenas diante de indícios mais concretos, mas que a cautela recomenda submeter desde logo ao STF.

    O juiz afirma ainda que as investigações dessas duas fases estão mais adiantadas no que diz respeito aos pagamentos feitos pelo operador Zwi Skornicki e pela Odebrecht para o casal João Santana e Mônica Moura e também à ex-executivos da Petrobras.

    Moro sugere que se o STF pode decidir desmembrar o processo e devolver para a Justiça Federal do Paraná só esta parte em que não há investigados com foro privilegiado, e hoje também, o Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra alguns dos investigados da 23ª fase, entre eles o casal João Santana e Mônica Moura, mas essa denúncia seguiu para o STF junto com o restante do processo.




    Fonte: G1
    Por: Ana Zimmerman, de Curitiba, PR